sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Começam os preparativos para o Natal!


Neste final de semana, com o primeiro domingo do Advento, a Igreja dá início à preparação para o Natal. Serão quatro semanas de expectativa para a celebração do encontro de Deus conosco, uma vez que o Natal é a festa do encontro da vida divina na vida humana.

A realização do encontro vai depender da nossa preparação e da nossa disposição em acolher ao Deus que vem. Ele quer se encontrar conosco e para isso precisa também ser encontrado por nós.

A preparação ao Natal pode se dar de diferentes maneiras e em diferentes níveis.

Em primeiro lugar, ela deve se dar no coração de cada pessoa. A pessoa é que precisa se predispor para acolher a mensagem do Natal. Sem esta predisposição pessoal, não acontecerá o encontro com Deus e a mensagem do Natal não representará nenhuma mudança de atitude.

Em segundo lugar, a preparação deve acontecer na família. O primeiro Natal aconteceu na família de Nazaré, como prova de que Deus ama e abençoa as famílias. A família é o espaço sagrado que Deus escolheu para manifestar a vida divina na vida humana. Pergunto a você, meu irmão e minha irmã: a sua família é hoje este espaço sagrado, este santuário da vida onde o Menino Jesus pode renascer?

Em terceiro lugar, a Diocese de Santa Cruz do Sul propõe a preparação nos grupos de família. Para isso foi elaborado um roteiro com três encontros nos grupos, onde famílias vizinhas se reúnem para rezar, conversar e aprofundar o sentido do Natal. Seria desejável que todas as famílias se reunissem na vizinhança para realizar estes encontros. Desta forma iremos firmar os laços de fraternidade e solidariedade, superando desavenças e nos unindo na superação daqueles problemas que são comuns aos moradores de um mesmo lugar.

Em quarto lugar, a preparação acontece nas comunidades. A própria liturgia do Advento nos convida à vigilância e nos motiva a nos prepararmos, na alegria, para acolher o Mensageiro da Paz. Além das missas e celebrações da Palavra, as comunidades são convidadas a fazerem uma celebração penitencial, incluindo aí também a confissão sacramental. Junto com isso, é salutar a confecção de pequenos presépios nas igrejas, onde é retratado o evento do nascimento do Salvador.

Também queremos valorizar a preparação que acontece na sociedade, com a ornamentação de ruas, prédios públicos e frontispícios de casas. Tirando fora os exageros que tendem a transformar o Natal em comércio, valorizamos a exterioridade dos sinais natalinos, uma vez que eles ressaltam a importância da festa que celebramos. Importante é preparar o nosso presente a Jesus, participando da coleta da evangelização para que Jesus seja mais acolhido, conhecido e amado.

Iniciemos, portanto, com alegria, a nossa preparação para o Natal. Aproveitemos o período do Advento para nos reconciliarmos com Deus e os irmãos, perdoando aos que nos ofenderam e partilhando nossos dons e nossa vida para acolher com dignidade o Mensageiro da Paz.

Dom Canísio Klaus

Bispo de Santa Cruz do Sul (RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário