quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Em Consistório, Papa fala dos cristãos no Oriente Médio



PALAVRAS DO PAPA Consistório Ordinário Público Sala do Sínodo Segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Eminências, queridos patriarcas e irmãos no episcopado,

Após o fechamento da terceira Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre família, quis dedicar este Consistório, além de algumas causa de canonização, a uma outra questão que está muito no meu coração, ou seja, o Oriente Médio e, em particular, a situação dos cristãos na região. Agradeço-vos pela vossa presença.

Temos em comum o desejo de paz e de estabilidade no Oriente Médio e a vontade de favorecer a resolução dos conflitos através do diálogo, da reconciliação e do empenho político. Ao mesmo tempo, queremos dar a maior ajuda possível às comunidades cristãs para apoiar sua permanência na região.

Como tive a oportunidade de reiterar várias vezes, não podemos nos resignar a pensar no Oriente Médio sem os cristãos, que há dois mil anos confessam o nome de Jesus. Os últimos acontecimentos, sobretudo no Iraque e na Síria, são muito preocupantes. Assistimos a um fenômeno de terrorismo de dimensões antes inimagináveis. Tantos nossos irmãos são perseguidos e tiveram que deixar suas casas também de maneira brutal. Parece que se perdeu a consciência do valor da vida humana, parece que a pessoa não conta e pode ser sacrificada por outros interesses. E tudo isso, infelizmente, na indiferença de tantos.

Esta situação injusta requer, além da nossa constante oração, uma adequada resposta também por parte da Comunidade Internacional. Estou seguro de que, com a ajuda do Senhor, do encontro de hoje virão válidas reflexões e sugestões para poder ajudar os nossos irmãos que sofrem e para ir ao encontro do drama da redução da presença cristã na terra onde nasceu e de onde se difundiu o cristianismo.

Boletim da Santa Sé Tradução: Jéssica Marçal

Nenhum comentário:

Postar um comentário