segunda-feira, 6 de outubro de 2014

A fraudulenta lógica do termo "Moral Judaico-Cristã"



A tradição “judaico-cristã” não existe e nunca existiu, é um termo genérico, o qual foi usado pela primeira vez no Oxford English Dictionary em 1899, mas depois tentaram inverter o significado o associando à Igreja primitiva por haver sido gerada em solo israelita e foi usado com esse novo sentido em 27 de julho de 1939 pela New English Weekly. 

A Igreja primitiva e o Novo Testamento são tão irreconciliáveis com o judaísmo que há dois mil anos somos atacados de antissemitas por seguirmos a Única Igreja neotestamentária. O termo ganhou popularidade nos Estados unidos e em 1952 o presidente eleito norte-americano, Dwight Eisenhower, falou que o "conceito judaico-cristão" é a fé sobre a qual "o nosso [...] governo [...] é fundado”. Esse termo é espalhado pela peste neopentecostal, um movimento puramente Ianque divulgador de uma forma Estadunidense de cristianismo, baseado numa suposta moral “judaico-cristã”. 
Ultimamente vi o Pastor protestante e político Marco Feliciano citando Olavo de Carvalho como um grande defensor dessa moral. A moral cristã e a judaica são tão antagônicas que o rabino Eliezer Berkovits escreveu: "o judaísmo é judaísmo porque rejeita o cristianismo, e o cristianismo é cristianismo porque rejeita o judaísmo". Uma boa denuncia sobre a farsa desse termo está em “The Myth of the Judeo–Christian Tradition” do teólogo e romancista Arthur A. Cohen, onde ele questiona a validade teológica judaico-cristã e sugere que ela não passa de uma faceta para facilitar relações políticas e ecumênicas.
Não pode ter harmonia duas morais em antítese ou duas alianças irreconciliáveis. A Nova Aliança substitui a Antiga e a Religião cristã substituiu a judaica.

Hb 8,13: “Se Deus fala de uma aliança nova é que ele declara antiquada a precedente. Ora, o que é antiquado e envelhecido está certamente fadado a desaparecer”.
A expressão é mais que inadequada, seria até mais aceito o uso de “tradição judaico-muçulmana”, já que as duas avançam para o mesmo alvo, erradicar os cristãos do oriente médio. O filósofo esloveno Slavoj Zizek alegou que o termo “judaico-muçulmano” é em si mais apropriado e serve para descrever a cultura do Oriente Médio, a qual é contra a cultura cristã ocidental. Essa expressão realmente se encaixa na atualidade.
Para forçarem um binômio impossível é necessário amputar doutrinas de um dos lados para favorecer o outro. John Charles, pastor protestante sionista da “ornerstone Church” no Texas, presidente da organização "cristã-sionista" e “Christians United for Israel”, além de dizer abertamente que Jesus não é o Messias compara o primeiro ministro de Israel Netanyahu ao Cristo.
O que existe é moral Judaica e moral cristã, uma está em litigio total contra a outra, já que as duas divergem no principal fator o qual arrasta os dois credos, a veracidade sobre quem é o Messias. Aquele a quem chamamos de Deus é o mesmo a quem eles chamam de farsante, mentiroso e porco.
Paulo Leitão de Gregório

Nenhum comentário:

Postar um comentário