sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Reforma política: esqueça a Constituinte




Sou o primeiro crítico do sistema político de nosso país quando o assunto aparece. Acho ele ineficiente, pouco democrático e — muita calma para não chegar a conclusões abruptas sobre isto — pouco representativo.



Mas já digo logo que uma assembleia constituinte específica para a reforma política é uma coisa absurda, porque isso não existe.



Não tem essa de montar um grupinho de pessoas para fazer, ou refazer, um pedaço da Constituição. Pouco importa se esse grupinho foi indicado por plebiscito, por um conselho de moças virgens ou pelos deputados estaduais cujos nomes começam com M. O problema não é formar o grupo, mas não entender o que é uma Constituição.



Ela não é uma simples lei que, se não funcionar direito, basta trocar por outra. Há gente mais sabida do que eu nesse assunto que sequer chama uma norma constitucional de lei, porque a Constituição não é um simples acordo legal ou jurídico. Ela é um acordo político. É, em poucas palavras, um país colocado no papel. Uma nova Constituição só pode aparecer depois de uma ruptura MUITO grave desse acordo político (leia sobre isso com mais detalhes e em juridiquês neste link).



Sair da monarquia para a república ou vice-versa é uma ruptura muito grave do acordo político. Sair de um regime ditatorial para um democrático e vice-versa é uma ruptura muito grave do acordo político. Perceber que o sistema político e eleitoral requer mudanças NÃO É uma ruptura muito grave do acordo político.



Se ainda não ficou claro, resumo em outra frase: se não tem como fazer meio-país, então não tem como fazer meia-Constituição.



Por isso as constituições não podem ser alteradas de qualquer forma ou totalmente revogadas e reescritas, como as leis. Elas somente podem ser emendadas em assuntos específicos e sob regras certas. Na nossa Constituição, essas regras estão principalmente no artigo 60.


Apoiar uma constituinte específica para a reforma política é dizer que nosso acordo político, não somente nossas leis, fracassou nesse ponto. É concluir que nossos constituintes de 1987 falharam e que nosso pacto social é incapaz de manter um consenso em regras democráticas — regras que esses mesmos constituintes esperaram duas décadas para começar a rascunhar. Imagino o clima de renovação, de novo pacto social da Constituinte de 87 indo pelo ralo menos de trinta anos depois. Nossos constituintes ficariam bastante decepcionados.



Alguns criticam o Brasil por ter criado sete constituições em menos de dois séculos, sendo duas delas impostas. Deixando de lado por um instante o prejuizo que vem com tantas mudanças institucionais, eu não veria tanto problema nisso se cada Constituição for de fato uma lei magna respeitada e não um balaio-de-gato. É preferível uma herança de vinte Constituições consistentes do que uma só maleável como pudim. Uma Constituição inconsistente é pior do que nenhuma.



O principal argumento favorável a uma constituinte específica (relevando o fato de que isso não existe) para uma reforma política é que essa seria a única maneira de reformar. Bem… não é. Existe um Congresso Nacional com quase 600 representantes eleitos e regras definidas. Existem governos eleitos diretamente, tanto nacional quanto estaduais. Existe um Ministério Público e uma corte constitucional. Existem zilhões de conselhos e organizações regionais e federais de tudo que é assunto político, agora com mais força depois do decreto sobre participação social. Existe, puxa vida, você mesmo. Que começem a trabalhar.



A lição histórica é que o brasileiro terá de aprender a resolver seus problemas sem apertar o botão reset a toda hora. Por enquanto preferimos começar algo do zero do que enfrentar um conflito para solucioná-lo. É preciso sair da infância cívica e resolver os conflitos feito adultos.



Depois de sete constituições, a gente deveria começar a concluir que o problema não é exatamente a Constituição. Tem algo errado que não percebemos, como naquela piada em que a senhora chega ao médico dizendo que tudo dói, onde ela encosta dói, e o médico nota que o que dói é apenas a ponta do dedo dela. Talvez o erro esteja não na Constituição, mas no nosso jeito de fazer política. Se ainda assim você acha que uma constituinte resolveria tudo, imagina comigo: se fosse criada uma constituinte, que pessoas estariam nela?
_________________________________
Fonte: Contos do Átrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário