sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Em prisão domiciliária ex-núncio acusado de abusos





A Santa Sé anunciou nesta terça-feira que o antigo Núncio Apostólico na República Dominicana vai ficar em prisão domiciliária, enquanto aguarda julgamento por causa de acusações de abusos sexuais de menores.

O promotor de Justiça do Tribunal de primeira instância do Estado da Cidade do Vaticano convocou Józef Wesolowski que já tinha sido condenado em fase inicial pela Congregação da Doutrina da Fé à redução ao estado laical no final de um processo administrativo penal canónico.

Segundo o padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, estão em causa “graves atos de abuso contra menores” na República Dominicana.
A gravidade das acusações levou as autoridades judiciais a determinarem a prisão domiciliária, “em locais dentro do Estado da Cidade do Vaticano”, levando em consideração o estado de saúde do antigo núncio.

“A iniciativa levada a cabo pelos organismos judiciais do Estado está em conformidade com a vontade manifestada pelo Papa para que um caso tão grave e delicado seja enfrentado sem demoras, com o rigor justo e necessário, com a plena assunção de responsabilidades por parte das instituições que são lideradas pela Santa Sé”, acrescentou ainda o padre Lombardi.

O ex-núncio Józef Wesolowski tinha sido chamado a Roma e suspenso das suas funções, em 2013, por causa de uma investigação relacionada com abusos sexuais sobre menores.
__________________________________
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário