quinta-feira, 22 de maio de 2014

Canonização: indignação do Papa ao saber de buffet VIP de 50 mil Reais


O Papa Francisco se sentiu profundamente indignado ao ficar sabendo de um buffet reservado a 150 convidados especiais, que custou 18 mil euros (mais de 50 mil Reais) e foi servido no terraço da Prefeitura de Assuntos Econômicos do Vaticano, no dia da canonização dos papas João XXIII e João Paulo II.

Francisco
, que deseja ‘uma Igreja pobre para os pobres”, uma Igreja que seja “a casa de todos”, expressou seu descontentamento pela incompatibilidade deste aperitivo VIP com os valores essenciais da Igreja.

O contraste era total: os fiéis, vindos do mundo inteiro, dormindo à intempérie, nas ruas ao redor do Vaticano, na Praça de São Pedro e sob a chuva, enquanto, no terraço da prefeitura, os VIP assistindo à canonização de maneira totalmente diferente, em grupo reduzido, ao redor de um luxuoso buffet.

Entre os convidados VIP, encontravam-se os jornalistas italianos Roberto D’Agostino e Bruno Vespa, o presidente do Banco do Vaticano, Von Freyberg, o empresário Marco Carrai e o Pe. Vallejo Balda, secretário da Prefeitura de Assuntos Econômicos da Santa Sé.


O presidente da Prefeitura, cardeal Giuseppe Versadi, declarou a La Stampa que “o Santo Padre não ficou muito contente com isso, por usar um eufemismo”.


E acrescentou: “Eu não estava lá, porque estava em Lourdes, mas posso lhes garantir que este tipo de episódio não voltará a acontecer. Estamos identificando os responsáveis e vamos alertar rigorosamente contra iniciativas desse gênero”.

O cardeal também precisou que o uso do brasão da Prefeitura e do Vaticano não havia sido autorizado nos convites para esta “festa VIP” fora de lugar.
__________________________________
Disponivel: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário