quarta-feira, 26 de março de 2014

Papa aceita carta de demissão de bispo alemão 'esbanjador'


O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira (26) a demissão do bispo da Arquidiocese alemã de Limburgo, Franz-Peter Tebartz-van Elst, de 54 anos. Ele havia sido afastado temporariamente do cargo em outubro de 2013 após ficar conhecido pelos gastos excessivos na construção de uma suntuosa residência episcopal.

Apelidado de "o bispo do luxo", o bispo teria gasto mais de 31 milhões de euros na nova casa oficial religiosa na região.


Um comunicado oficial divulgado pela agência de imprensa do Vaticano nesta quarta-feira informou que a Congregação dos Bispos entendeu que "havia sido criada uma situação que impedia" o bispo de continuar no cargo adequadamente. A decisão foi tomada após uma comissão criada para estudar o caso finalizar os trabalhos. 

Após aceitar o pedido de demissão, o Papa nomeou como novo administrador da arquidiocese o monsenhor Manfred Grothe, informou a agência EFE.


O texto do Vaticano indica que o bispo que foi retirado do cargo "receberá em tempo oportuno uma nova tarefa". Franz-Peter Tebartz-van Elst, que era bispo de Limburgo desde janeiro de 2008, está abrigado desde o afastametno em um mosteiro na Baviera.
________________________________
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário