quinta-feira, 6 de março de 2014

O que você conhece da Quaresma? Faça o teste e descubra.


A Quaresma começa hoje e você ainda está a tempo de testar seus conhecimentos sobre este período tão especial para os católicos.
 
Responda às perguntas a seguir, com suas próprias palavras, e depois compare suas respostas com as que aparecem na segunda página.
 
1. O que significa a palavra “Quaresma” e em que consiste?
 
2. Quais são os dias de jejum e como eles são vividos?
 
3. Por que é feita uma cruz de cinzas na testa dos católicos, na Quarta-Feira de Cinzas?
 
4. Como se chamam os dias entre a Quarta-Feira de Cinzas e o 1º Domingo da Quaresma?
 
5. Cite 3 práticas de piedade que a Igreja recomenda na Quaresma.
 
6. O que significa a palavra “esmola”?
 
7. Quais são os dias de abstinência e em que consistem?
 
8. Mencione pelo menos 3 formas diferentes de orar.
 
9. Que aclamação da Missa é suprimida durante a Quaresma?
 
10. Que oração da Missa é suprimida durante a Quaresma?
 
11. Além da oração, esmola e jejum/abstinência, o que a Igreja nos pede na Quaresma?
 
12. De que maneiras concretas você vai viver a oração, esmola, jejum/abstinência e a reconciliação com Deus nesta Quaresma?
 Na página 2, você encontrará as respostas, continue lendo.

RESPOSTAS
 
1. Significa “quarenta”. É um tempo penitencial para examinar a nossa alma, arrepender-nos dos nossos pecados, endireitar o caminho e reorientar nossos passos rumo a Deus, para chegar bem preparados para a Semana Santa, na qual celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor.

 
2. Os dias de jejum são dois: Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira Santa. Ele é obrigatório dos 18 aos 59 anos. Os doentes são isentos. O jejum consiste em ter um café da manhã e jantar leves (comendo, por exemplo, a metade do que você comeria normalmente) e uma refeição completa (porém, simples) no almoço.
 
3. Esta prática não é realizada só por costume nem muito menos por superstição, e sim como sinal de arrependimento dos próprios pecados e propósito e emenda, de conversão.
 
4. Na liturgia da Igreja, esses dias são conhecidos como “Quinta-Feira depois das Cinzas”, “Sexta-Feira depois das Cinzas” e “Sábado depois das Cinzas”.
 
5. Oração, esmola e jejum/abstinência.
 
6. Misericórdia de Deus. Então, dar esmola não significa necessariamente dar uma moeda a um mendigo, mas em ser misericordiosos como Deus é misericordioso (cf. Lc 6, 36), ter compaixão dos outros, em especial dos mais carentes e sofredores, e fazer o que estiver ao nosso alcance para assisti-los sem humilhá-los.
 
7. A abstinência consiste em uma privação voluntária. É obrigatória a partir dos 14 anos. Consiste em abster-se de comer carne na Quarta-Feira de Cinzas, em todas as sextas-feiras da Quaresma – especialmente na Sexta-Feira Santa. Mas não podemos nos conformar com este mínimo, e sim buscar outras formas de abstinência que possam nos ajudar a fortalecer-nos espiritualmente, e também ajudar os outros. Por exemplo: abster-se de julgar e criticar, de reclamar, de ver televisão etc.
 
8. Há muitas formas de orar. Por exemplo: oração de adoração, de louvor, de ação e graças, de petição de perdão, de intercessão, de contemplação. A Missa contém todas elas e, por isso, é a melhor oração que existe.
 
9. A aclamação antes do Evangelho, conhecida como “Aleluia”.
 
10. A oração do Glória.
 
11. Ela nos convida a buscar o sacramento da Confissão para experimentar a felicidade de receber o perdão e o abraço de Deus. É como “deixar nossa ficha limpa” e recomeçar nosso caminho rumo à santidade.
 
12. Aqui a resposta depende de você, e só será incorreta se você disser que não fará nada.
 
RESULTADOS
 
De 10 a 12 acertos: Excelente! Você realmente sabe o que é a Quaresma. Agora, aproveite-a!
 
De 7 a 9 acertos: Você tem um bom conhecimento sobre a Quaresma, mas ainda falta um aprofundamento. Procure conhecer melhor a sua fé e viva-a!
 
De 4 a 6 acertos: Seu conhecimento sobre a Quaresma é limitado. Aproveite esta época para descobrir a riqueza da sua fé. Não se conforme com o que você aprendeu na infância!

 
Menos de 3 acertos: Pode ser que você tenha acertado estas poucas respostas inclusive por acaso. Não se resigne a ignorar sua fé. Você está perdendo um grande tesouro!
____________________________________________ 
(Artigo publicado originalmente por Desde La Fe)
Disponível em: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário