sexta-feira, 28 de março de 2014

Bispos e padres do Paraná publicam texto sobre consumo de bebidas alcoólicas em festa de Igreja


CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Conselho Episcopal Regional Sul 2 - CNBB

Considerações dos bispos do Regional Sul 2 sobre o consumo 
de bebidas alcoólicas em festas de Igreja

Prezados Irmãos e Irmãs,

Os bispos do Paraná, reunidos em Assembleia, desejosos de uma maior fidelidade a Jesus Cristo, como propõe o Papa Francisco para toda a Igreja, depois de amplo diálogo, encaminham aos senhores um pedido: iniciar uma caminhada de conscientização de nossas comunidades, a fim de que sejam evitadas as bebidas alcoólicas nas festas abertas, almoços, jantares e em eventos promovidos pela Igreja.

O povo brasileiro é alegre e gosta de festas. As festas expressam a alegria de estar junto, a amizade e a fraternidade. Em algumas comunidades, a festa se tornou tradição, celebrada há muitos anos. As festas em honra aos padroeiros são uma riqueza imensa!

No entanto, temos visto crescer o consumo de bebidas alcoólicas em nossas festas, que assim se tornam um contra-testemunho, pois, prejudicam irmãos portadores da doença do alcoolismo, envergonham as famílias, são mau exemplo para jovens e adolescentes, hoje cada vez mais cedo usuários de álcool. Estragam o ambiente da festa com palavrões, obscenidades e até violência, tanto que é preciso de polícia em muitos casos. Há motoristas que saem da festa embriagados, pondo em risco a vida e a imagem pública da Igreja. O álcool mata! Perguntamos: que espécie de honra prestamos a Deus, ou aos santos Padroeiros, com tais resultados?


Algumas dioceses do nosso Estado já assumiram essa decisão, o que vivamente apoiamos. A experiência das comunidades que decidiram não servir bebidas alcoólicas em seus eventos comprova que as festas se tornaram mais familiares e participativas e, com o passar do tempo, inclusive, mostraram-se economicamente mais vantajosas que antes. O Documento de Aparecida nos convida a abandonar com coragem as estruturas e práticas que não são evangelizadoras. Não é este o caso?

O Evangelho adverte: "Cuidado com a embriaguez!" (Lc 21,34). E São Paulo aosEfésios recomenda: "Não vos embriagueis!" (Ef 5,18) Em vista disso, os bispos do Paraná, lembram que a Igreja vem incentivando a Pastoral da Sobriedade como caminho para aqueles que lutam contra o alcoolismo. Não vamos nós, nas festas, contradizer a Palavra de Deus.

Com o apoio da Comissão Regional dePresbíteros fazemos votos de que as festas sejam somente para sadia convivência das famílias e, cada vez mais, o dízimo seja implantado e desenvolvido nas comunidades. O dízimo é um instrumento bíblico, fraterno e corresponsável, previsto para sustento da vida eclesial e expressão de maturidade da fé cristã.

Que Nossa Senhora do Rocio, Rainha e Padroeira do Paraná, nos torne corajosos para mudarmos, na Igreja, aquilo que só depende de nós.


Curitiba, 17 de março de 2014
Assinam os Bispos do Paraná e a Comissão Regional dos Presbíteros


Rua Saldanha Marinho, 1266-CEP: 80430-160 — Curitiba — PR

_________________________________________
Fonte: CNBB Regional Sul 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário