segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Papa: com uma mão faz doação, com a outra rouba

Francisco faz uma advertência à vida dupla dos corruptos,
pessoas que vivem fixas numa estado de suficiência
e não sabem o que é a humildade

O Papa Francisco condenou hoje a atitude daqueles que com uma mão fazem doações à Igreja mas com a outra roubam o Estado e os pobres.

Em sua homilia na missa matutina na Casa Santa Marta, o Papa partiu da passagem evangélica em que Jesus nos pede para perdoarmos sete vezes por dia, mas advertindo que o próprio Cristo considerava muito mau o comportamento dos que são motivo de escândalo. “Pecado é uma coisa, mas o escândalo é outra”.

“A diferença é que quem peca e se arrepende, pede perdão, sente-se fraco, sente-se filho de Deus, humilha-se e pede a salvação a Jesus. Mas quem escandaliza não se arrepende. Continua a pecar, mas faz de conta de ser cristão: é a vida dupla.”

“E a vida dupla de um cristão faz tão mal, tão mal. Mas eu sou benfeitor da Igreja! Meto a mão no bolso e dou à Igreja. Mas com a outra rouba: ao Estado, aos pobres... rouba. É um injusto. Isto é vida dupla”, afirmou o Papa.

Segundo Francisco, “nós devemos assumir-nos como pecadores, sim, todos, somos todos. Mas corruptos não”.



“O corrupto está fixo num estado de suficiência, não sabe o que é a humildade. Jesus a estes corruptos dizia serem sepulcros esbranquiçados, que parecem belos exteriormente mas dentro estão cheios de ossos, morte e podridão. Cristãos corruptos e padres corruptos...quanto mal fazem à Igreja. Porque não vivem no espírito do Evangelho, mas no espírito da mundanidade.”

“Uma podridão envernizada: esta é a vida do corruptos. Peçamos hoje a graça ao Espírito Santo que foge a todo o engano, peçamos a graça de nos reconhecermos pecadores: somos pecadores. Pecadores sim, Corruptos não.”
_____________________________________
Disponível em: Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário