quinta-feira, 28 de novembro de 2013

EUA decide fechar embaixada americana no Vaticano


No dia 25 de novembro o Governo dos Estados Unidos, através de um comunicado do Departamento de Estado, informou a decisão de fechar a embaixada americana no Vaticano alegando questões econômicas, com a intenção de poupar 1,4 milhões de dólares anual, e por medidas de segurança, diante de protestos ocorridos no local há alguns meses.

De acordo com o ex-embaixador americano junto a Santa Sé, James Nicholson, em entrevista ao portal "Catholic Vote", a decisão corresponde a uma manifestação de antipatia deste governo (Obama) em relação aos católicos e o Vaticano, e aos cristãos no Oriente Médio". Segundo ele, a embaixada no Vaticano tem posição estratégica, sobretudo, para intermediações junto as nações do Oriente Médio.

James Nicholson garante que a o "Departamento de Estado há muito tempo queria fazer isso", mesmo no período quando ele era embaixador (2001-2005), tendo na época conseguido freiar a intenção. " Mas agora eles parecem determinados a fazer" e considera que "os Estados Unidos estão mostrando uma falta de apreciação para a importância do Vaticano como parceiro diplomático".


Em entrevista a "National Catholic Reporter", Nicholson destaca que os EUA não é uma nação pobre. "Se queremos assegurar uma embaixada, nós certamente podemos!", afirmou o ex-embaixador considerando absurda a alegação do governo.

Para "Catholic Vote", a decisão do governo de Obama tem por traz " os grupos anti- família" que "odeiam o Vaticano", visto que a Santa Sé e o Catolicismo, representam no cenário internacional , forte oposição a interesses de algumas nações. 

Para o portal, "o Vaticano é um promotor feroz da liberdade religiosa, a dignidade de toda vida humana e da família tradicional", isso é um incomodo para estas nações, sobretudo, aquelas que apoiam o aborto.

Para o grupo, o apoio de 15 milhões de dólares para a campanha de reeleição de Barack Obama em 2012 feito pela "Planned Parenthood", a maior empresa de aborto do mundo, tem ligação direta com a decisão de fechar a embaixada.


Os trabalhos diplomáticos junto a Santa Sé serão agora realizados no mesmo prédio, em um anexo, da embaixada americana na Itália. (JS/com agências).
_____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário