segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Eu danço como o Rei Davi? Uma proposta de reflexão para os dançarinos di Zizuiz

Obra de James Tissot:
Davi dançando diante do Senhor com toda a sua energia

Na procissão triunfal da entrada da Arca de Aliança em Jerusalém, ele dançou empolgadão ao som dos tamborins. O Rei Davi jamais poderia imaginar que este gesto o levaria, dois mil anos depois, a ser “eleito” o padroeiro extra-oficial dos “ministros da dança litúrgica”.

A passagem bíblica que cita a dança diante da Arca é usada como um muro de intransigência, que torna os padres modernistas e dançarinos di Zizuiz imunes a qualquer questionamento. Não adianta citar as declarações do Cardeal Arinze; é inútil apresentar as observações de Bento XVI ou relembrar os documentos da Igreja sobre o significado do santo Sacrifício da Missa. Tudo isso bate no muro e se espatifa, como coisa sem valor.

Seguir a Tradição da Igreja e as orientações do Papa pra quê, se eu sei interpretá a bibra? Solta a musiquinha da Mara Marabília, didjêi! Eu danço, eu daaaançoooo…

Mas, vamos refletir um pouco: é válida a comparação entre a dança de Davi diante da Arca e a dança na Missa? Estas são coisas equivalentes?

Vejamos…
Arca da Aliança: guardava as tábuas dos Dez Mandamentos. Sumiu no século I e até hoje ninguém sabe onde foi parar.

Então, Davi dançou em uma procissão de rua diante de uma caixa com pedras dentro (pedras sagradas, certamente, mas efetivamente pedras).

Missa: é o rito mais importante e sagrado da Igreja Católica. Nela, fazemos memória do sofrimento, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O mesmo sacrifício do Calvário é feito verdadeiramente presente, porém, sem que Ele sofra (é incruento).

O altar é como o solo onde foi fincada a cruz de Cristo, pois ampara o sangue que Ele derramou na cruz.

Bem, tendo esclarecido isso, vale perguntar aos partidários da dança di Zizuiz:

· Você já dançou durante o julgamento e condenação de um inocente?
· Já dançou em algum evento em que se fez memória de uma longa e atroz sessão de tortura?
· Já dançou no enterro de alguém?
·  Já dançou diante de um túmulo?

Medo das respostas… Tem bizarrice pra todos os gostos neste mundo, né?


Agora, imagine que você está em Jerusalém, há 2 mil anos. Está triste, diante do santo sepulcro, quando algo maravilhoso acontece: Jesus acaba de ressuscitar! O Senhor está ali, de pé! E aí, qual a sua reação?

- Opção 1. Forma um “corpo de baile” com a galera e sai dançando para celebrar o momento.

- Opção 2. Adora aquele fato com uma alegria profunda e reverente. A mesma alegria que demonstraram as santas mulheres e os Apóstolos.

Torço para que você tenha marcado a opção 2.
____________________________________
Fonte: O Catequista

Nenhum comentário:

Postar um comentário