quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Escrituras judaicas apontam: Jesus é o Senhor! – parte 1

Judeus no Muro das Lamentações

Muita gente tem curiosidade de saber por que grande parcela dos judeus, nos dias de hoje, não reconhece Jesus como o Messias. Há muitos sites judeus em que podemos encontrar a justificativa: eles dizem que o Filho de Maria de Nazaré não cumpriu as profecias messiânicas.

Mas será que Jesus não se encaixa mesmo no perfil do Messias traçado pelos profetas da Torá? É o que veremos agora. Analisaremos uma a uma as principais gongadas que os sites judeus dão sobre pessoa de Jesus, e veremos que nenhuma delas se sustenta.

O Messias construirá o terceiro Templo Sagrado

Muitos judeus alegam que o Messias construirá novamente o templo de Jerusalém. Enquanto isso não acontece, eles seguem rezando diante das ruínas do Muro das Lamentações.

Vejamos o que diz Ezequiel:

“Vou estabelecê-los e multiplicá-los, e colocarei o meu santuário no meio deles para sempre. Lá será a minha moradia. Serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.” (Ez 37,26-27).

O povo, naturalmente, tende a imaginar um templo feito com paredes de tijolo. Entretanto, o Senhor veio habitar entre nós, Ele é o Emanuel (Deus conosco). O santuário da profecia é Ele mesmo, o ungido, Aquele que carrega em si o Espírito Santo em plenitude.

Tanto é que Jesus se referiu a si mesmo como um templo:

“Destruí este Templo e em três dias Eu o levantarei”. Os dirigentes dos judeus disseram: “A construção deste Templo demorou quarenta e seis anos, e Tu levantá-lo-ás em três dias?” Mas o Templo de que Jesus falava era o seu corpo. (Jo 2,19-21)

Portanto, Jesus cumpre a profecia de Ezequiel, porque Ele é o santuário de Deus que permanece entre o povo para sempre.


O Messias levará todos os judeus de volta a Israel

Essa é outra interpretação materialista das Escrituras. A fé judaica é algo muito mais espiritual do que material, mas nem todos conseguem enxergar isso. Quando Deus diz que reunirá todos os filhos de Israel, fazendo-o vir de todas as partes do mundo (Is 43,5-6 e 11,12), isso é muito mais especial e profundo do que a mera reunião de pessoas em um território físico nacionalista.

Estar junto de Deus é algo que ultrapassa qualquer fronteira. Jesus, de fato, cumpre essa profecia ao reconciliar todos os que nEle creem com o Pai. Ele reúne todos os filhos dispersos de Deus na comunhão da Igreja.

O Messias introduzirá uma era de paz mundial

“Nação não erguerá a espada contra nação, nem o homem aprenderá a guerra.” (Isaías 2,4)
“Ele será juiz de numerosos povos, e árbitro de povos longínquos e poderosos. Das espadas vão fazer arados, e das lanças farão foices. Um povo não vai pegar em armas contra outro, nunca mais aprenderão a fazer guerra.” (Miquéias 4,3)

Ora, essas são profecias sobre o FINAL DOS TEMPOS e não sobre a vinda do Messias. A paz virá após a grande batalha contra o mal, descrita no Apocalipse. É só ver o versículo 2 de Isaías 2 e no versículo 1 de Miquéias 4, que dizem que se trata dos últimos dias.

O Messias curará todos os cegos e surdos

Em Isaías 42, o Senhor diz que o Messias abrirá os olhos dos cegos, libertará os presos e os que vivem nas trevas. Mais uma vez, a Escritura fala de questões espirituais, e não materiais. A cegueira que será curada é a da alma, e não a dos olhos.

Tanto isso é verdade que, nesse mesmo capítulo, nos versículos 19 e 20 de Isaías 42, Deus diz claramente que o cego e o surdo ao qual se refere não é outro senão o povo de Israel, seu servo, que mesmo vendo muitas coisas, nada percebeu, e abrindo os ouvidos, nada escutou.

Com a vinda do Messias, todos crerão no Deus de Israel

Essa afirmação dos judeus se baseia em Zacarias 14,9. Segundo eles, se Jesus fosse mesmo o Messias, a Terra inteira creria nEle, e não foi isso que aconteceu. Ok… Só que dizer que essa profecia de Zacarias se refere especificamente à vinda do Messias é forçar a barra.

Vejam como a incoerência: como podem dizer que a vinda do Messias acabará com as guerras (Is 2,4) e, ao mesmo tempo, dizer que com Sua vinda ocorrerá uma grande guerra de Javé contra todas as nações que perseguiram Israel? Não tá meio furado, isso, minha gente?

Vejam que o citado capítulo de Zacarias promete bomba pra todo lado!

“Eu reunirei todas as nações para uma guerra contra Jerusalém. A cidade será tomada pelo inimigo; as casas serão saqueadas; as mulheres, violentadas; metade da cidade irá para o exílio, e apenas um resto do povo não será levado da cidade. Então Javé sairá para guerrear contra essas nações, como quando combate no dia da batalha.” (Zac 14,2-3)

Então… Se a vinda do Messias trará a paz mundial, como explicam esse pega-pra-capar descrito em Zacarias?


Já viram que esse assunto dá pano pra manga. Continuaremos no próximo post, com a parte 2.
__________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário