quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vaticano consolida o domínio ".catolica" na internet: uma forma mais coesa e organizada de fornecer uma identidade autenticamente católica para os sites deste segmento.


A Internet Corporation for Assigned Names and Numbers deu o aval para o website ".Católica", bem como o mesmo domínio em chinês, árabe e russo, para o Vaticano. Assim, a Igreja Católica terá uma forma mais coesa e organizada para fornecer uma identidade própria e para garantir sites autenticamente católicos.

A Igreja Católica começará a ser facilmente reconhecida na web em seu novo domínio ".Católica ". A Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (ICANN), o organismo responsável por estabelecer os endereços de protocolo de Internet, aprovou uma proposta do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais para assumir o ".Católica", bem como o mesmo domínio em chinês, árabe e russo.

Agora é o Vaticano que tem a autoridade para decidir quais as páginas que pode levar o final ".Católica" e, assim, garantir o seu conteúdo. Os usuários podem facilmente reconhecer o trabalho da Igreja Católica por trás de cada página após esse domínio.

O domínio, que estará pronto para uso a partir de novembro, foi solicitado pelo Vaticano em junho de 2012 após a Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números anunciar a expansão de TLDs.


A Santa Sé quer ter uma identidade de marca mais coesa e organizada para garantir sites "autenticamente católicos ", explicou o secretário do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Paul Tighe.

Este domínio de internet pode ser utilizado pelas instituições e comunidades que têm reconhecimento canônico, disse o monsenhor Tighe. Católica é o sufixo de "dioceses, paróquias e de outra jurisdições territoriais da Igreja. Também gostaria de receber ordens e comunidades reconhecidas como instituições católicas como também universidades, escolas e hospitais religiosos". "Nossa esperança, continuou Tighe, é que, ao longo do tempo, os usuários da Internet saibam que, se encontrar um site que termine em ".Católica" será uma instituição reconhecida pela Igreja Católica e, portanto, o conteúdo que encontrar lá é confiável e pode ter certeza que ele virá de uma fonte verdadeiramente católica."

  
O custo de cada aplicação é 185.000 dólares, mas o secretário do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais chamou-lhe de um bom investimento, que asseguram "uma forma mais coesa e organizada, de modo que a estrutura conhecida da Igreja pode ser replicada no espaço digital". O valor do investimento pode ser comparado com aquele necessário para manter a boa estrutura de um templo, só que este é digital e global.
_________________________________
Fonte: Aleteia
Disponível em: Fabiano Marta Tobias

Nenhum comentário:

Postar um comentário