quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Revista Italiana afirma que Papa Francisco foi espionado por EUA


Depois as notícias de que os Estados Unidos estariam espionando países aliados como Brasil, França e Alemanha, a mais nova revelação apresenta o Estado do Vaticano.Segundo a reportagem da revista “Panorama” que irá as bancas nesta quinta-feira, 31, o Vaticano também foi espionado pela Agência de Segurança Nacional (NSA). As converas monitoradas pela NSA incluiam a residência de cardeal argentino, Jorge Mario Bergoglio, em momentos anteriores ao Conclave que o elegeu Papa em março deste ano, dentre outros organismos de Roma.

As ligações do Vaticano estavam entre as 46 milhões de conversas monitoradas na Itália no período de 10 de dezembro de 2012 a 8 de janeiro de 2013. Na reportagem são citados documentos oriundos do ex-técnico da CIA Edward Snowden onde possivelmente teria continuado por ocasião das reuniões dos cardeais e no Conclave.


O porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi, declarou que a Santa Sé não tem informações sobre o caso e que não há nenhuma preocupação com relação ao assunto. De acordo com o “Panorama”, as chamadas do Vaticano eram monitoradas e receberam classificação de quarta categoria, relacionada à “intenções de liderança”, “ameaças ao sistema financeiro”, “política externa” e “direitos humanos”.

A reportagem recorda que o então cardeal arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, já havia sido mensionado em documentos de Julian Assange, fundador do WikiLeaks. Há a suspeita de que as conversas tenham sido monitoradas sobre a escolha do novo presidente do Banco do Vaticano, Ernst Von Freyberg. (JS/Com Agências)
__________________________________ 
Fonte:portalecclesia.com
Disponível em: Pro Ecclesia Catholica


8 comentários: