quinta-feira, 18 de abril de 2013

Santo Expedito - 19 de abril


Era um militar, comandante da 12º Legião Romana baseada em Malitene, na Copadócia (atual Armênia), legião esta intitulada "Fulminante" devido a gloriosa vitória contra os bárbaros às margens do rio Danúbio, e composta em sua maioria de cristãos.

Tocado pela graça de Deus, converteu se ao cristianismo, mesmo sob ameaças de perseguição do Imperador Galério, e resolveu mudar de vida. Foi então que o demônio lhe apareceu, sob a forma de um corvo e lhe segredou: "Cras ... cras ... cras", palavra latina que significa: amanhã ... amanhã ... amanhã, isto é, deixe para amanhã, não tenha pressa, adie sua conversão. Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou o gritando: "Hodie", que significa hoje, nada de protelações ... é pra já!

Pelo seu próprio nome, o santo é invocado nos casos, que exigem solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderá casas prejuízo. Protetor da juventude, os estudantes a ele recorrem para ter êxito nos exames. Santo Expedito não adia seu auxílio para amanhã. Ele atende hoje mesmo ou na hora que precisar de sua ajuda. Mas ele espera que também não deixemos para amanhã nossa conversão.

Tendo se recusado a adorar os deuses pagãos, foi flagelado e depois decapitado em 303, na cidade de Melitene, no dia 19 de abril, data em que é celebrada sua festa.


Santo Expedito é representado de pé, vestido de soldado romano, com uma capa vermelha, tendo na mão esquerda a palma do martírio e na direita uma cruz, onde está escrito: HODIE.

Esmaga com o pé direito um corvo, junto ao qual aparece a palavra CRAS e tem no chão, ao lado do pé esquerdo, o capacete militar romano, simbolizando que deixou de lado a carreira militar para empunhar a cruz, símbolo do cristianismo.

Seu culto, iniciado no locar do martírio, passou para Alemanha Meridional, Itália, especialmente na Sicília, onde é padroeiro de Aci Reale. Venerado no sul da França e na Espanha, sua devoção no Brasil vem sendo cada vez mais difundida.

Na Região de Presidente Prudente, mais precisamente na cidade de Santo Expedito existe o grande Santuário Nacional.

Conheça um pouco da vida de Santo Expedito

Santo Expedito é habitualmente representado como um jovem, e essa juventude é a imagem de nossa alma, de nosso eu despojado do homem velho e revestido de Jesus Cristo. É o símbolo da pureza de coração que devemos procurar ter em todas as ocasiões, o símbolo também de nossa fé rigorosa, viva e sólida como uma rocha, a exemplo de centurião Cornélio, que conhecemos por meio dos Atos dos Apóstolos.

Santo Expedito nos mostra a atividade fiel e o desinteresse, a fé total numa caridade perfeita levada ao sacrifício da vida. Ele é o servo zeloso sempre pronto a voar para onde o dever ou perigo o convocam, para que o Reino de Deus possa acontecer.

Oração a Santo Expedito:

Meu Santo Expedito, das Causas Justas e Urgentes, Socorrei me nesta Hora de Aflição e Desespero; Intercedei por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes: Protegei me, Ajudai me, Dai me Força, Coragem e Serenidade. Atendei ao meu Pedido:

Pai nosso...

Ave Maria...

História de Santo Expedito

Santo Expedito foi um soldado, que tinha como missão defender o império de Roma dos Bárbaros asiáticos. Era chefe da décima segunda legião Romana, denominada Fulgente, cujo nome se deu em virtude de uma difícil ação militar, enfrentada com heroísmo e coragem.

Foi morto como mártir da fé, decapitado pela espada, após ter sido flagelado, no dia 19 DE ABRIL DE 303, durante a perseguição aos cristãos no tempo do imperador Diocleciano, em Melitene, na Armênia, junto aos companheiros de armas, os Santo: Calo, Gálatas, Hermógenes, Aristonico e Rufo.


No momento da sua conversão, aprendeu lhe um corvo, simbolizando o espírito do mal, dizendo lhe:”cras”... “cras”, que em latim que dizer: “amanhã”...”amanhã”. Santo Expedito agiu energicamente e esmagou o corvo com o pé direito e esbravejou: “hodie”...hodie”, que significa: “hoje”...hoje”.

Mostrou, com isso, que nunca devemos deixar para amanhã nossas obrigações de cidadãos e de cristãos, uma vez que só dispomos do hoje e do momento presente.

Por esse motivo, Santo Expedito ficou conhecido e invocado como o Santo que resolve os problemas com rapidez, ou o Santo da última hora; além de ser o santo protetor dos militares, dos jovens, dos estudantes, dos viajantes, dos enfermos e tantos outros que invocam e pedem a sua intercessão junto a Jesus Cristo.

Invocamos Santo Expedito nos problemas urgentes e que demandam pronta solução, onde a demora poderia ser extremamente prejudicial. Também ele exige atenção e presteza naquilo que lhes é prometido. Se lhe é feita uma promessa, geralmente de divulgação, o pagamento deve ser feito sem demora.

Portanto, se você está com qualquer PROBLEMA DE DIFÍCIL SOÇUÇÃO e precisando de AJUDA COM URGÊNCIA, peça ajuda a SANTO EXPEDITO, que é o SANTO DOS NEGÓCIOS QUE PRECISAM DE PRONTA SOLUÇÃO E CUJA INVOCAÇÃO NUNCA É TARDIA.

Oração para todos os dias

Glorioso mártir e meu bendito protetor, Santo Expedito! Sem levar em cota a minha falta de merecimento, e somente por teus merecimentos, e ainda pelo infinito e precioso sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo peço lhe, humildemente, que conceda uma fé humilde e abundante, em boas obras e verdadeiros frutos de vida eterna.

Peço lhe uma firme esperança, que ela jamais enfraqueça mesmo diante dos obstáculos e das mais amargas penas.

Peço lhe uma ardente caridade, que dia a dia me estimule mais e mais no amor Divino, e me faça ver no próximo um irmão e a verdadeira imagem do nosso bom Deus, Pai Todo Poderoso.

Que em todos os seus pensamentos, palavras e gestos, eu não busque só glória de Deus, mas que jamais me afaste dos ensinamentos da nossa Santa Mãe, a igreja Católica Apostólica Romana. Que eu sempre veja no Santo Papa, o representante de Jesus Cristo na Terra.

A vós suplico também Senhor, que traga dias de serenidade e de calma para a Igreja; de boa sorte e prosperidade para o nosso país; que os enfermos encontrem o seu remédio; os culpados o seu perdão; que os justos continuem firmes; os infiéis recebam e absorvam a luz do Evangelho em suas almas; que aqueles que abandonam este vale de lágrimas descansem na paz do Senhor; e que suas almas encontrem a paz eterna.

Por último, glorioso mártir, faça com que o Senhor me conceda a graça que por sua intercessão peço nesta novena, se for para sua maior glória.

(Peça agora a Santo Expedito que interceda junto a Deus e faça seu pedido).

Havendo confessado a Jesus Cristo aqui na Terra, que eu a mereça e possa divulgá-la entre os bem-aventurados, por meio das doçuras do Céu. Assim seja!
_______________________________
Fonte: Santuário Santo Expedito.

Um comentário:

  1. Olá...
    Bela postagem!!!
    Ha quanto tempo não visita meu blog?
    crisma2012matao.blogspot.com.br
    Não tenho visto por aqui.
    Deus te abençoe sempre.

    ResponderExcluir