domingo, 21 de abril de 2013

Santa Missa: celebração do mistério pascal.



Muitas pessoas hoje, infelizmente, vão à Igreja como se fossem passear. Digo isto porque certos costumes ainda são conservados por algumas pessoas, e estes muitas vezes não coincidem com a vida de um cristão. Quando pensamos em ir à missa, por exemplo, temos que saber que ela começa no nosso modo de vestir. Não vou à missa vestido da mesma forma como vou à praia, ou em tantos outros lugares. Dentro da Igreja, na hora da missa, tenho que ter consciência de que não devo atender o telefone, pois ali está quem é mais importante do que meu celular, ou qualquer outra coisa: o Cristo.

O respeito pela missa e pelas coisas de Deus nos mostra que tipo de cristão somos verdadeiramente. A missa é um momento importantíssimo para um encontro pessoal com Deus. Não é simbolismo ou encenação; ali se celebra o mistério pascal. E foi o próprio Jesus que instituiu este mistério e pediu-nos que o celebrássemos em sua memória: tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: isto é meu corpo, que é dado por vós; fazei em memória de mim. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: este é cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós. (Lc 22, 19-20).


No entanto, a esse respeito alguém poderia objetar: “mas Deus não está interessado na nossa roupa, mas sim no nosso coração”. Sim, Ele está interessado no nosso coração, mas nem por isso devo recebê-lo de qualquer forma. É o Cristo que está ali presente no sacramento da eucaristia. O externo muitas vezes fala daquilo que é interno. Se não me visto adequadamente para receber Jesus sacramentado, se não me importo em ir para a fila da comunhão mostrando quase que partes íntimas do meu corpo, isso pode também mostrar que talvez não tenho o cuidado com meu coração; talvez ele pode estar de qualquer jeito para receber aquele que vem até mim.

Caros irmãos e irmãs!

Que bom seria se todos nós soubéssemos o verdadeiro valor da missa. Mas infelizmente muitas pessoas não compreendem este rico e profundo ato de amor. Sim. A missa nos faz memória a este amor tão profundo e incondicional de Deus por cada uma de suas criaturas. Um amor que foi capaz de fazer com que Ele entregasse o seu filho para morrer numa cruz para nos salvar.

Mas este é um grande problema. Muitas pessoas vão à missa pelo simples fato de querer cumprir um preceito, como se elas fossem obrigadas. Outros vão, mas não estão ali de corpo e mente. Como se não participassem daquele momento.

Busquemos mostrar para o mundo o verdadeiro sentido de ser cristão. Cristão que vai às missas não como que por obrigação, mas por amor, porque que queremos celebrar verdadeiramente o mistério pascal que o Cristo nos deixou. Olhemos para a celebração do mistério pascal como o plano de salvação de Deus para com o homem que se atualiza todas as vezes que em comunidade celebramos a Páscoa.


Josean Ribeiro, Seminarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário