quarta-feira, 3 de abril de 2013

Os psicopatas estão entre nós, cuidado!



Os psicopatas são falantes, charmosos, simpáticos, sedutores, capazes de impressionar e cativar rapidamente qualquer pessoa. Sua capacidade de “parecer bonzinho, educado e inofensivo é impecável”. É a pessoa perfeita, aquela que você menos desconfia ser um psicopata. Tudo isso é uma fachada, como um teatro muito bem engendrado para esconder suas características perturbadoras.

Normalmente eles não "procuram" suas vítimas. E deixam isso muito claro, desde o início. Estas é que se sentem "atraídas" por este perfil. Mas o psicopata exerce bem sua capacidade de "atrair" devido à sua capacidade de enganar com perfeição e dizer exatamente o que você quer ouvir. 

São mestres nisso! Sua mais poderosa ferramenta de sedução! E eles têm a capacidade de enganar, através de mentiras repetidas a fim de obter lucro pessoal ou prazer.

Mentem, fazem promessas - que jamais serão cumpridas - como se eles próprios estivessem convencidos disso. E... há falta total de remorso ou culpa por ter ferido, maltratado sua vítima.

Sentir remorso? Isso nem se passa pela cabeça do psicopata! "Pinta e borda" com os sentimentos da vítima!

Eles são inteligentes, mas insensíveis, frios, manipuladores e sua capacidade de fingir sentimentos é perfeita. Se descobertos, são mestres em inverter o jogo, colocar-se no papel de vítima ou tentar convencer de que foram mal interpretados. E estão conscientes de todos os seus atos.

Eles têm a capacidade de fazer sua vítima se sentir uma desajustada, desequilibrada. A máxima é: você está imaginando coisas... deve estar estressada...precisa descansar, dormir é muito bom. Dizem sempre estar muito assoberbados, aperreados, cansados, para deixarem a vítima se sentindo mal.

O psicopata não é exatamente um doente mental, mas sim um ser que se encontra na divisa entre sanidade e a loucura. O ser humano normal é movido pelo triangulo: razão, sentimento e vontade. O que move um psicopata é: razão e vontade ou seja o que os move é satisfazer plenamente seus desejos. 

Preferencialmente, desajustar sua vítima. Isso lhes dá uma sensação de poder sobre a vítima. Não importa, já que para eles não existe o fato: sentimento.

Mas falam muito em sentimentos (amizade, amor, confiança, admiração, respeito, afinidade) e enfatizam muito que são incapazes de brincar com os sentimentos dos outros. Paradoxalmente, dizem que os sentimentos são controláveis! Incrível, não é?

Os sociopatas exibem egocentrismo e um narcisismo patológico,baixa tolerância para frustração e facilidade de comportamento agressivo, falta de empatia com outros seres humanos.

Não toleram ser pressionados! Experimente "cobrar" alguma promessa que um psicopata tenha feito!

Primeiro ele arranja uma desculpa - ou várias, dependendo do grau da patologia - até inventar que passou por problemas seríssimos, como por exemplo, um parente que passou mal! 

Continue a insistir! Ele se irrita um pouco e vem com a máxima: se há uma coisa de que não gosto é sentir-me pressionado! Na verdade, eles não suportam sentir-se pressionados.

Com essas saídas ele faz a vítima se sentir culpada.

Daí ele conseguiu o primeiro intento: o de  desestruturá-la, pois ele prossegue mantendo sua promessa - e seduzindo -com tal veemência que até surpreende.
Só que ele se afasta estrategicamente, deixando a vítima perplexa!


Eles são geralmente cínicos, incapazes de manter uma relação e de amar. Eles mentem sem qualquer vergonha.

E a vítima acredita e segue sendo sua presa. É o que o psicopata quer!

O pesquisador canadense Robert Hare, um dos maiores especialistas do mundo em sociopatia criminosa, os caracteriza como "predadores intra-espécies que usam charme, manipulação, intimidação e violência para controlar os outros e para satisfazer suas próprias necessidades. Em sua falta de consciência e de sentimento pelos outros, eles tomam friamente aquilo que querem, violando as normas sociais sem o menor senso de culpa ou arrependimento."

Os próprios sociopatas se descrevem como "predadores" e sentem orgulho disto.

Voltando ao exemplo anterior: a vítima começa a se dar conta de que está sendo enganada, de que este comportamento não pode ser normal e o põe contra a parede. O psicopata calmamente convence a vítima de que ela está "imaginando" coisas. Porém, sempre destacando suas qualidades com mais e mais mentiras. Mas...

Quando descobre que seu comportamento foi identificado, ele reage escondendo muito bem este seu “lado negro”, mas nunca mudando, disfarça de forma inteligente as suas características de personalidade.

Algumas vítimas caem em total confusão! 

Eles - os psicopatas - apresentam um comportamento tranquilo quando interagem com a sociedade, geralmente possui uma considerável presença social e boa fluência verbal. Não é incomum, eles se tornarem líderes sociais de seus grupos.

Ou serem porta-vozes de alguém ou palestrantes! 

Muito poucas pessoas, mesmo após um contato duradouro com o sociopata, são capazes de imaginar o seu "lado negro", o qual a maioria dos sociopatas é capaz de esconder com sucesso durante sua vida inteira, levando a uma dupla existência.

Sim! Dupla, tripla, ou até mais. Todas diferentes entre si, mas todas com algo em comum. Somente um profissional tem olho clínico para perceber isso! 

Graças aos céus os psicopatas que matam, estupram e torturam não são os mais frequentes. O mais comum é o tipo parasita: aquele que se dedica a atormentar e dar golpes em suas vítimas sem nunca atentar fisicamente contra elas. Políticos corruptos, líderes autoritários, pessoas agressivas e que abusam da sua confiança, etc...

Ou se mostram revestidos de uma pseudo honestidade irrepreensível, às vezes, beirando a "santidade". Muitos deles adotam estilos de vida ou pertencem a seitas - um modo de refrearem seus instintos mais baixos (?).

Uma característica comum aos sociopatas é a de usarem sistematicamente a enganação e manipulação de outros visando ganhos pessoais.

Ou visando uma mera vingança ou satisfação de ver a vítima sofrendo, ou a simples vontade de fazer um estupro na alma, nos valores de boa-fé da vítima. Um estupro anímico. 

Seu comportamento frequentemente é rude, imprevisível e arrogante.

Principalmente, imprevisível!

São extremamente inteligentes, manipuladores, porém corroem a mente de sua vítima e destoem sua auto-estima. Agem como verdadeiras drogas! A vítima fica como que "viciada" por estes sociopatas!

Quero frisar com este artigo que, se uma pessoa foi vítima de um deles, não se sinta culpada por ter se deixado enganar. Psicopatas têm a capacidade de conviverem por anos, ao lado de suas vítimas, sem que estas percebam. E que, se mesmo assim não superarem este abuso, procurem um profissional!
____________________________
Comentários de: A moça do sonho.
Disponível em: Comenta-se por aí...

Um comentário:

  1. E o que a Igreja orienta a nós fiéis como agir com pessoas assim? E ser for um marido por exemplo?

    ResponderExcluir