quarta-feira, 24 de abril de 2013

Hommen: o outro lado do Femen?



O nome é uma referência provocativa ao Femen. O modus operandi também é o mesmo: peitos desnudos. Mas ao contrário do grupo ucraniano, as manifestações do Hommen, como o próprio nome diz, são feitas por homens.

Outra diferença: o Hommen se concentra em uma só batalha. Os ativistas fazem campanha contra a aprovação do casamento gay na França enquanto o Congresso do país preparava-se para dar uma palavra final sobre a união entre homossexuais.  A França tem tradição secular, mas a população é majoritariamente católica.




O grupo nasceu em Paris, mas já tem seguidores em outras cidades, como Rennes, onde realizaram um protesto no fim de semana (foto/AFP).

Em uma entrevista ao site "The Local", um membro do grupo que se identificou como Henri foi ao ataque contra as feministas e defensoras de minorias do Femen, que apoia o casamento gay. Segundo ele, o grupo nascido na Ucrânia e com braços em vários países é "quase terrorista".

"Elas fazem eventos chocantes, agem fora da lei. Usam violência e ódio. Nós, não. Somos pacíficos e determinados", atacou.

Em meio a toda essa confusão, o Parlamento francês aprovou o casamento gay.
_________________________________________________
Fonte: Page Not Found (com adaptações nossas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário