segunda-feira, 11 de março de 2013

O anúncio do 'Habemus Papam'



O ‘Habemus Papam’, ao final do Conclave 2013, terá um sotaque francês. Quem deverá anunciar ao mundo o nome do sucessor de Bento XVI é o Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Protodiácono Jean-Louis Tauran (a menos que seja ele o escolhido para suceder a Bento XVI).

É atribuição do primeiro Cardeal da ordem dos diáconos (Jean-Louis Tauran o é desde 21 de fevereiro de 2011) anunciar ao fiéis e ao mundo, desde o balcão central da Basílica de São Pedro, a eleição do novo Pontífice.

“Annuntio vobis gaudium magnum: habemus Papam!”, é a célebre fórmula, pronunciada sob os olhos do mundo, que depois continua: “Eminentissimum ac reverendissimum dominum, dominum (é pronunciado o nome do eleito em latim), Sanctae Romanae Ecclesiae Cardinalem (pronunciado o sobrenome não traduzido), qui sibi nomen imposuit (vem dito o novo nome escolhido como Papa, em genitivo latim seguido do número Ordinal). Vem os aplausos da multidão e a primeira aparição em público do recém-eleito sucessor de Pedro.


O último a pronunciar a fórmula foi o Cardeal chileno Jorge Arturo Medina Estevez, que em 19 de abril de 2005 anunciou a eleição de Bento XVI. Antes dele, em 16 de outubro de 1978, o ‘Habemus Papam’ para João Paulo I foi proclamado pelo italiano Pericle Felici. Na qualidade de Protodiácono, Tauran impõe o pálio ao novo Papa durante a Missa de início solene do Pontificado.
__________________________________________________
Fonte: Rádio Vaticano.
Disponível em: CatólicaNet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário