sexta-feira, 22 de março de 2013

Domingo de Ramos marca Coleta de Doações para Projetos da CF 2013



Gesto Concreto

A Campanha da Fraternidade se expressa concretamente pela oferta de doações em dinheiro na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade.

DIA NACIONAL DA COLETA DA SOLIDARIEDADE
Domingo de Ramos, 24 de março de 2013

As equipes de campanha e de liturgia das comunidades eclesiais são convidadas a organizar o gesto concreto de solidariedade durante o tempo forte da Campanha, que vai do início da Quaresma, na quarta-feira de cinzas, 13 de fevereiro, até o Domingo de Ramos, que antecede à Páscoa.

Bispos, padres, religiosos(as), lideranças leigas, agentes de pastoral, colégios católicos e movimentos eclesiais são os principais motivadores e animadores da Campanha da Fraternidade. A Igreja espera que com esta motivação todos participem, oferecendo sua solidariedade em favor das pessoas, grupos e comunidades, pois: “Ao longo de uma história de solidariedade e compromisso com as incontáveis vítimas das inúmeras formas de destruição da vida, a Igreja se reconhece servidora do Deus da vida” (DGAE, n. 66). O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida. 

O resultado integral das coletas realizadas nas celebrações do Domingo de Ramos, coleta da solidariedade, com ou sem envelope, deve ser encaminhado à respectiva diocese; esta, por sua vez, encaminha 40% do total da coleta para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), na conta indicada no quadro abaixo.

PARA DEPÓSITO DOS 40% - (FUNDO Nacional de Solidariedade da CNBB)
Caixa Econômica Federal, Agência 2.220 - Conta Corrente 000.009-0
CNBB, Brasília, DF
Enviar comprovante do depósito para a CNBB no FAX (61) 2103-8303.

Doações para o Fundo Nacional de Solidariedade da CNBB podem ser feitas para a conta indicada no quadro acima também ao longo de todo o ano, para aplicar em projetos sociais apontados pelo Texto Base da CF.

Do total arrecadado pela coleta, 40% constituem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da CNBB, e os outros 60% ficam nas dioceses, formando o Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), para o atendimento a projetos locais.

Os recursos arrecadados serão destinados preferencialmente a projetos que atendem aos objetivos propostos pela CF 2013, com o foco voltado para ações que se revertam em benefícios aos jovens das nossas comunidades, conforme os objetivos elencados no início deste texto.

A CNBB recebe os projetos encaminhados ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). A análise da viabilidade de cada projeto é efetuada em parceria com a Cáritas Brasileira, que também acompanha o desenvolvimento dos mesmos. A supervisão do Fundo, a destinação dos recursos e a aprovação dos projetos está a cargo do Conselho Gestor do FNS com integrantes nomeado pela CNBB.

As Organizações que desejam obter apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, de acordo com os critérios de destinação previstos para a CF-2013, deverão encaminhar os projetos ao:

Fundo Nacional de Solidariedade – CNBB
SE/S – Q 801 – Conj. “B” 
CEP. 70200-014 – Brasília – DF
Fones: (61) 2103-8300; (61) 2103-8302 ou 8303 - FAX

Os pedidos serão submetidos ao Conselho Gestor do FNS, para análise e decisões.

O Fundo Diocesano de Solidariedade, composto por 60% da coleta do Domingo de Ramos, é administrado por um Conselho Gestor Diocesano, que pode ser constituído com a participação de uma pessoa da Cáritas Diocesana (onde ela existe), de um representante das Pastorais Sociais, da Coordenação de Pastoral Diocesana, da Equipe de animação das Campanhas, do responsável pela administração da diocese e de uma pessoa ligada ao tema da CF. O Bispo constitui este Conselho Gestor e normalmente o preside.
___________________________________________
Fonte: cf2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário