domingo, 10 de março de 2013

Capela Sistina se prepara para eleger Papa



Contagem Regressiva...

Fornos que queimarão os votos estão prontos para o Conclave

A três dias do Conclave, era grande a movimentação na Capela Sistina na manhã deste sábado, 9. Funcionários do Vaticano estão trabalhando duro para que tudo fique pronto para as votações de eleição do novo Papa que começam na próxima terça-feira, 12.

A capela, que além de atrair os olhares por preservar as principais pinturas de Michelangelo – entre as quais, o famoso Juízo Universal -, ganha a atenção mundo nesses dias, por se tratar do local onde se realizará pela 25ª vez, a eleição de um sucessor do apóstolo Pedro.

Os fornos pelos quais passará a fumaça branca

Fornos que serão utilizados para queimarem as cédulas de votação dos cardeais.

Os fornos que produzirão as famosas fumaças preta e branca, já estão prontos para serem usados, após a conclusão das votações dos cardeais, os quais devem queimar suas respectivas cédulas com a escolha do candidato escrita à mão. Se a votação não eleger o Papa, será produzida uma fumaça preta através de uma solução química capaz de provocar tal efeito. No entanto, se um nome finalmente for escolhido para assumir a Sé de Pedro através da maioria dos votos, a fumaça será branca.

Outros preparativos

Além disso, a rampa pela qual passarão todos os cardeais que ingressarão no local do voto entoando o famoso Veni Creator Spiritus, as cadeiras e as mesas sobre as quais cada cardeal tomará sua decisão e um pavimento de madeira com objetivo de corrigir os desníveis da Capela, também já foram colocados.

O acesso foi limitado aos jornalistas credenciados junto à Santa Sé que nesses dias participam da cobertura dos eventos relacionados ao Conclave e à eleição do novo Papa. O espaço, que também é visitado por turistas por fazer parte do complexo dos museus vaticanos, foi fechado ao público desde a última terça-feira, 5.

Capela Sistina quase pronta para o Conclave /
Foto: Clarissa Oliveira – CN Roma

Tubo que levará a fumaça para a Chaminé /
Foto: Clarissa Oliveira – CN Roma

Mirticeli Medeiros
Enviada especial a Roma
________________________________________
Fonte: Canção Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário