quarta-feira, 27 de junho de 2012

O Ícone da Virgem da Paixão


O ícone da Mãe de Deus da Paixão é muito difundido no Oriente bizantino: nos museus de Atenas, Moscou, Creta, Leningrado como também no Instituto helênico de Veneza vemos muitos exemplares agradáveis da Virgem da Paixão. Naturalmente, muito mais numerosos são tais ícones nas igrejas tanto do Oriente como do Ocidente. No Ocidente, ele é venerado também com o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Encontramos um exemplar em Roma, no Santuário da Via Merulana, mantida pelos padres Redentoristas e, sobretudo, graças a eles, esse ícone difundiu-se em todos os continentes.

O seu verdadeiro nome é, de fato, da Paixão; com esta representação, vemos escrito debaixo do Anjo à esquerda. Os dois Anjos visíveis dos lados, no alto, seguram: um a Cruz e outro a lança e a cana com uma esponja na ponta ensopada de vinagre, instrumentos bastante conhecidos como sendo da paixão de Cristo. O Menino Jesus apresenta em seu rosto uma expressão de temor e está com as mãozinhas apertando a mão direita da Mãe, que olha para frente numa atitude de recolhimento e pensativa; talvez relembrando em seu coração a dolorosa e fatal profecia de Simeão, o misterioso plano da redenção, do qual Isaías já tinha apresentado o Servo Sofredor.


Observa-se com que respeito os Anjos (muitos dizem que, para quem olha, à esquerda é Miguel e, à direita, Gabriel) seguram os instrumentos da paixão: não os tocam com as mãos, mas com um tecido que os envolve. O fundo dourado, símbolo da Luz Eterna, destaca os coloridos vivos das vestes. Para a Virgem, o mafórion (véu-manto) é de púrpura, sinal da divindade, da qual ela se aproxima de modo excepcional e da realeza, enquanto o azul puríssimo é indicador de sua humanidade, representando o esplendor do Céu. O Divino Menino sempre conserva em seu rostinho aquela expressão de maturidade, como convém a um Deus Eterno; ele está vestido como se vestiam na antigüidade os nobres e os filósofos: uma túnica amarrada na cintura  com um manto que cobre apenas um ombro, está envolto em um tecido ouro, como convém à sua dignidade. De fato, devido à sua identificação com a luz do sol, o ouro é símbolo de Jesus, Luz, Sol e Oriente. Ele está perdendo uma sandalinha, talvez por medo, o que lhe faz virar e cruzar o pezinho. O rosto da Virgem já é luz, pura transparência. Somos convidados a contemplar na fé a cidade que “não precisa do sol nem da lua para iluminá-la, pois a Glória de Deus a ilumina, e sua lâmpada é o Cordeiro” (Ap 21,23).
São claramente visíveis os habituais escritos abreviados, em letras gregas, para indicar “Mãe de Deus”, “Jesus Cristo” e na auréola deste último as letras wn = Aquele que é, enquanto que as estrelas sobre a cabeça e os ombros de Maria Santíssima indicam a sua virgindade antes, durante e depois do parto.

Na sua dúplice denominação, essa bela imagem da Virgem nos lembra a centralização salvífica da paixão de Cristo e de Maria e juntos a pronta bondade da Mãe de Deus e Mãe nossa.

“Uma espada, verdadeiramente, transpassou a vossa alma, ó nossa Santa Mãe! De resto, não teria unido a carne do Filho senão passando pela alma da Mãe. Certamente, depois que o vosso Jesus, que era de todos, mas especialmente vosso, tinha expirado, a lança cruel não pôde atingir a Sua alma. Quando, com efeito, não respeitando nem mesmo a Sua morte, abriram-lhe o peito, já não podiam mais atingir com algum dano o vosso Filho. Mas, sim, a vós. A vossa alma foi transpassada. A alma dele já não estava mais ali, mas a vossa não se podia absolutamente desprender dele. Por isso, a força da dor transpassou a vossa alma e assim, com muita razão, podemos chamar-vos mais que mártir, porque em vós, a participação da paixão do Filho superou de muito em intensidade os sofrimentos físicos do martírio”. (Bernardo, Abade de Claraval + 1153).
________________________________
Fonte desconhecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário