sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mandar Dizer



Entre dizer o que pensamos e dizer aquilo de que nos foi  incumbido pode haver a diferença no efeito do que se comunica. Por isso é que o profetismo só tem efeito transformador quando exercido com a missão ou o envio  outorgado por Deus. Hoje vemos, na comunicação, uma pluralidade imensa de propostas ou até condicionamentos para o enquadramento das pessoas, que podem tornar-se “cordeiros” ou realizadores do que é comunicado. Os efeitos podem ser danosos, principalmente no que tange a valores que podem ser massacrados em troca de atrativos pouco consistentes na realização de um projeto de vida autenticamente humano. O discernimento, com o adequado espírito crítico, ajuda as pessoas a não se deixarem levar por propostas ou condicionamentos que não as deixem optar por valores maiores.

O nascimento do grande profeta, João Batista,  precursor de Jesus, traz o realce do profetismo como vocação de anúncio do que vem de Deus: “E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem-disposto” (Lucas 1,17). As palavras de Jeremias já preanunciavam: “E tudo que eu te mandar dizer, dirás... Eis que ponho minhas palavras em tua boca” (Jeremias 1,7.9). João incitou o povo à mudança de vida para se adequar à nova vida trazida pelo Messias. Quem quiser aceitá-lo deve ter postura diferente do paganismo e do egoísmo. Não vale o “toma lá dá cá” ou o “cada um para si”. É preciso haver a nova atitude do amor, do interesse em executar a vontade de Deus. Ele quer uma vida digna para todos. O cuidado com o planeta terra deve ser uma constante de todos. O convívio fraterno, na justiça, na promoção do bem comum, no altruísmo, na doação de si pelo semelhante, na renúncia aos interesses mesquinhos de uns que abarcam para si o que seria de benefício de todos, na política de bons prestadores de serviço ao povo, na profissão exercida para o melhor serviço à coletividade, na família assumida como valor, vocação e missão de dar base de sustentação ao amor humano e à boa convivência de pais e filhos com o ideal inerente à sua boa formação... tudo deve ser encaminhado na nova prática do profetismo que leve as pessoas a superarem o puro consumismo e materialismo.
Dizer ou propor valores inerentes à natureza criada por Deus e ao revelado explicitamente por Ele é coerente com o ser autenticamente humano e cristão. Trair essa missão leva as pessoas e até grupos de interesse a falsear a verdade de valores fundamentais inerentes à natureza dos seres, enganando os menos cautos e propondo palavras e ações que não vão cumprir. É o profetismo às avessas. Costuma aparecer muito na época de eleições e durante certos mandatos e mesmo através de certos canais de comunicações, manuseados por interesses econômicos e de grupos partidários.
A Bíblia nos diz sobre a felicidadade de quem tem Deus como Senhor. Anunciá-lo, porém, exige o bom profetismo para se dizer a verdade de Deus e não a falsa verdade de alguns, que até usam o nome de Deus. Estes não apresentam todo o conteúdo da verdade dEle  para ajudar a sociedade a não ir atrás só de certas curas sem a cura da alma para a aceitação e a realização de todo o projeto do Criador.

Dom José Alberto Moura
Arcebispo de Montes Claros (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário