segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Simpósio em Roma sobre combate à Pedofilia


A Universidade Gregoriana de Roma e a Congregação para a Doutrina da Fé promovem, a partir de segunda-feira, 6 de fevereiro, Simpósio com o tema “Em direção à cura e à renovação” sobre o problema dos abusos sexuais. O Frei Evaldo Xavier Gomes, assessor canônico da CNBB, é o representante da Conferência no encontro.

A CNBB é uma das primeiras conferências episcopais a tratar do assunto por meio de um documento específico  que está sendo preparado e logo deverá se publicado. Cada Conferência Episcopal enviou um seu representante, e participam também 30 representantes das ordens religiosas. Entre os palestrantes do Simpósio em Roma está o brasileiro, Pe. Edênio Vale.

O encontro vai proporcionar  a aquisição de informações para os bispos e os superiores religiosos sobre os recursos disponíveis, mundial e interculturalmente, para responder ao abuso sexual tanto dentro da Igreja como na sociedade em geral. O Simpósio vai levar em consideração a recente Carta Circular (de maio de 2011) da Congregação para a Doutrina na qual se pede que todas as dioceses desenvolvam “procedimentos adequados tanto para assistir as vítimas de tais abusos como para a formação da comunidade eclesial em vista da proteção dos menores”.  Especialistas em Direito Canônico, Teologia e Pastoral vão compartilhar seus conhecimentos para que os participantes possam promover uma resposta consistente e mundial por parte da Igreja que protege os mais frágeis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário