quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Só os amados são capazes de amar. Mas, por quê?


Tenhamos bem presente isso: "Nós fomos feitos a imagem e semelhança de Deus" (Gn 1,26s). E como nos fala João em sua carta que diz: "Deus é amor" (1Jo 4,16). Sendo assim nós fomos feitos a imagem e semelhança do amor. Isso significa então que fomos feitos para amar. E amar entre tantos gestos que o amor nos inspira é sair de si, isto é, do seu fechamento, isolamento. Em outras palavras morrer ao egoísmo.

Uma vez que o pecado quando entrou no mundo, a pessoa humana se fechou em si mesma, se isolando de tudo e de todos. Quebra-se o elo que havia entre o ser humano e tudo que tem vida alem do próprio ser humano. Mas esse enfraquecimento se deu devido o mesmo por sua vez ter quebrado sua comunhão e unidade com aquele que o amava desde sempre.

A partir de então tudo ao seu redor é visto sob sua medida. E quando algo foge a essa sua medida seja lá o que for será excluído de seu raio de atenção. Passando a não mais gozar de seu beneplácito.

Como foi falado antes, tal atitude é fruto de quem se fechou em si mesmo. E tal atitude, portanto, é fruto de quem não é amado. E pessoas assim suas ações são movidas por iras e ressentimentos. E toda pessoa ressentida é carente de ser amada. Necessita de ser amada.
Portanto, para que possa amar e vital que se permita ser amado. E como a arte de amar não é próprio da natureza humana em razão da ferida que nela se abriu profundamente. Ferida essa que vem gerando rancor e descontentamento para consigo mesmo.

Ela, a pessoa humana, se tornou vítima de seu próprio ódio. E assim escravizado não permite a mais ninguém venha ter situação de diferente da sua. Daí vem à inveja de não poder suportar ninguém feliz e realizado na vida. Somos na maioria assim. Por isso Ele que é amor quis assumir a nossa natureza escravizada e dominada pelo desamor. Veio nos curar em nossa estranha. Restabelecendo a comunhão de vida entre a criatura e o Criador. Entre o amado e quem ama.

Ao se encarnar nos mergulha nas nascentes viva do amor. E aí mergulhados somos restaurados e remodelados a imagem do Amor. E conseqüentemente cessa todo clima de desamor presente entre nós. Passa-se alimentar de um clima de paz e de reconciliação com Deus consigo mesmo e conseqüentemente com os outros seja quem for justamente porque o amor me amou. E com isso, me ensina a amar porque um dia se experimentou a grandeza de ser amado.

E todo evangelho fala desse amor que se manifestou na pratica de vida de Jesus. Nele então toda comunidade trinitária nos amou: O Filho nos lava os pés, o Pai nos acolhe em seus braços e o Espírito Santo derrama o orvalho da regeneração da vida. E assim nos amando nos acolheu em seu ventre, nos tornando assim participante de sua vida que é só amor.
 
Frei José Salomão, OFMCap.
Capelão das irmãs Clarissas e responsável da Comunidade São francisco de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário