quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ministro Provincial apresenta relatório aos capitulares e o livro sobre o Museu da Igreja do Carmo

 

O segundo dia do IV Capítulo realizado na terça-feira (13) aconteceu dentro do programado, sendo que 6h30 os capitulares fizeram a oração da Laudes e da Santa Missa na capela do convento. E logo após o ato litúrgico, todos os frades se dirigiram ao refeitório para o café da manhã. Seguindo rigidamente o cronograma do Capítulo, após o café, na sala capitular, deu-se o segundo dia de trabalho. O Ministro Provincial apresentou o Relatório dos três anos de mandato e fez a apresentação do livro do Museu da Igreja Carmo. Este livro contém a história do museu (documentos referentes à sua criação e todo o seu acervo).



O Museu da Igreja do Carmo foi criado em 2007, pela Província Capuchinha Nossa Senhora do Carmo. Este significativo conjunto de obras foi composto, a partir da criteriosa e ao mesmo tempo ousada coleta de peças organizada pelo Ministro Provincial e ampliou-se progressivamente, graças à ajuda dos frades da Província do Carmo. Ao longo dos seus quatros ano de existência, o Museu da Igreja do Carmo, ainda se organiza na catalogação de suas peças. O valor histórico e sentimental do seu acervo tem como objetivo manter viva a história da presença dos frades capuchinhos no Maranhão, Pará e Amapá.


O acervo detém um conjunto de cerca de mais de 1000 peças, provenientes das principais igrejas e das mais recônditas capelas dos frades capuchinhos do Maranhão, Pará e Amapá, abrangendo o período que se estende do século XVIII chegando até os nossos dias.


As coleções compreendem imaginária sacra, prataria, pintura, mobiliário, altares, vestimentas sacras, livros litúrgicos, pedras arqueológicas. Enfim, uma preciosa coleção que ostenta obras de autores exponenciais, entre outros tantos anônimos cuja produção artística não visava o renome, mas voltava-se apenas ao culto divino. 
 ___________________________________________
Fonte: http://freirodrigodearaujo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário