sábado, 3 de setembro de 2011

Ninguém vai a Jesus se não for atraído pelo Pai (cf.Jo 6,65).


O capítulo 6 do evangelho de João começa dizendo que "grande multidão seguia Jesus, porque via os sinais que ele operava sobre os enfermos" (Jo 6,2). A frase de Jesus é muito importante para aqueles que pensam que para serem da Igreja, basta estar na igreja, quando na verdade, para Cristo não importa a quantidade de seguidores que uma igreja possa ter, inclusive recordo a recente matéria dos jornais que indicavam a redução do número de católicos e o aumento de ateus e protestantes das diversas denominações no Brasil.No entanto, após Jesus dizer "Ninguém pode vir a mim, se meu Pai não o atrair" (Jo 6,65), aconteceu que "Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele" (Jo 6,66). E o que Jesus fez? Se retratou? Não! Ao contrário, voltou-se para os doze e disse: "Quereis vós também retirar-vos?" (Jo 6,67). Essa pergunta é para nós hoje.

O mundo tem passado por muitas transformações e a religião também! Muitos pensam que para ir para a Igreja precisam "aceitar Jesus" e pronto! Já estão salvos, eleitos e santos (mais que os outros!). Engano. Repito a frase de Jesus: "Ninguém pode vir a mim, se meu Pai não o atrair" (Jo 6,65). O número de cristãos no Brasil, embora lentamente, está em decadência. É verdade que nossas comunidades religiosas por vezes fazem coisas que afastam as pessoas de Jesus. Mas Jesus pergunta a nós que ainda estamos: "Quereis vós também retirar-vos?" (Jo 6,67). E a pergunta de Jesus é muito importante pois a quantidade de pessoas que se dizem cristãs e não são cristãs é imensa! Nossa Igreja precisa de mais bancos vazios! E por que? Por que se os bancos estão vazios é por que os cristãos saíram do seu comodismo e decidiram evangelizar, e evangelizar é ir ao povo em vez de ficar na igreja esperando o povo vir, como faziam os mestres da Lei.


"Através de alguma fresta entrou o fumo de Satanás no templo de Deus". A frase citada é do Papa Paulo VI, ela serve para nos dizer como satanás se infiltra na igreja. Através dos membros que na verdade não são membros. São joio no meio do trigo. Trigo e Joio, muito parecidos! Trigo plantado pelo agricultor, joio pelo inimigo. Que fazer, então? Arrancar o Joio? Não, pode acontecer que sem querer se arranque o trigo. Aguarde os frutos e sabereis o que é trigo e o que é joio. Pois é pelos frutos que se conhece se uma árvore é boa ou ruim da mesma forma que pelas ações sabemos quando uma pessoa é boa ou ruim. "Ninguém pode vir a mim, se meu Pai não o atrair" (Jo 6,65). Essa frase relembra uma outra passagem de Jesus que diz: "Não foram vocês que me escolheram, mas eu que vos escolhi" (Jo 15,16a). Pois bem, irmãos, temos em nossa comunidade muitos membros que não são Igreja e que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. São a "fumaça de satanás" que este mesmo usa para tirar aqueles que estão na comunidade cristã.

O evangelho nos fala da correção fraterna que devemos fazer a estes irmãos: "em particular, com uma ou duas testemunhas e com a comunidade" e, se mesmo assim não te ouvir "trata-o como um pecador público" (cf. Mt 18,17b). Portanto, se alguém acha que é membro da Igreja por opção, engana-se! Jesus é bem claro: "Ninguém pode vir a mim, se meu Pai não o atrair" (Jo 6,65), o resto, portanto, é conversa fiada. Poderia escrever muito mais sobre o assunto, mas fica aqui o alerta para todos os cristãos e a pergunta de Jesus: "Quereis vós também retirar-vos?" (Jo 6,67).


Gilberto Brito Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário