quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Natividade de Nossa Senhora - 8 de Setembro




Maria é uma criatura única, e isso já seria um motivo suficiente para levar os crentes a refletirem sobre a sua natividade. Celebramos a festa da natividade de Maria porque “dela surgiu o sol da justiça, Cristo, nosso Deus[1]”.

“Quem é esta que surge como aurora, bela como a lua, brilhante como o sol, terrível como o exército e bandeiras desfraudadas?” (Ct 6,10). 

O fundo do mar é também o lugar em que habita o dragão[2]. Tal monstro marinho era concebido como uma espécie de serpente (cf. Gn 3), que segundo Apocalipse 20,2 é o diabo e satanás[3]

Portanto, o mar é a imagem dos perigos a que o homem se encontra exposto no exterior e no seu interior. Sobre este “mar do mundo”, Maria é a estrela polar que indica a rota para o porto.

Enquanto Virgem que acolheu a Palavra de Deus, ela se tornou mãe de Deus, nela o Filho de Deus se fez homem para que o homem se tornasse filho de Deus, por isso a chamamos “Porta do Céu”.


[1]Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria” (Ml 3,20).

[2] Cf. Salmos 74(73),13-14; 104(103),26; 148,7

[3] Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos”.
_______________________________
Fonte: O Culto a Maria Hoje, Paulinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário