sábado, 17 de setembro de 2011

Celebrações Marianas da Palavra


A Celebração da Palavra é importante porque a Palavra de Deus domina e determina todo o evento.

A sua revelação definitiva foi trazida por Jesus Cristo, pelo Verbo do Pai, que disse: “Transmiti-lhes as palavras que Tu me comunicastes, e eles a receberam” (Jo 17,8).

“Deus nos fala na leitura, nós lhe respondemos em nossas orações. Se ouvimos a Sua Palavra e obedecemos a elas, Aquele a quem rezamos habita em nós” (Santo Agostinho).

A Palavra de Deus escolhida de acordo com o mistério festivo é a coisa principal e mais importante. Ela se reveste da dignidade do anúncio, porque do anúncio depende a audição e somente o anúncio permite ao espírito e à vida da Palavra suscitar a fé.

O anúncio e a pregação abrem os ouvidos e, através da audição, o homem chega à fé[1]. O ouvido é a porta do espírito.

“Fala para que eu possa ver-te”, isto é, através da palavra pronunciada, o homem revela quem ele é. De qualquer forma, a audição permanece o ato livre do homem. É este que decide se acolhe ou rejeita a Palavra, e a sua decisão tem necessidade de ser precedida pela reflexão.

A pastoral tem o dever de exercitar a Comunidade no silêncio, e o pastor de almas deve ser o primeiro a estar convencido de que o silêncio é “insubstituível”.

Onde acaba a palavra, começa naturalmente o silêncio. Mas ele não começa porque a palavra acaba. Palavra e silêncio são inseparáveis. A palavra conhece o silêncio, assim como o silêncio conhece a palavra.

O silêncio é um sinal distintivo do Amor de Deus. Que o mistério sempre difunda diante de si uma esfera de silêncio. Dessa forma, o homem é exortado a criar em torno de si uma esfera de silêncio para poder aproximar-se do mistério.

Palavra e resposta, audição e prática, eis, em todo caso, a estrutura de qualquer Celebração da Palavra. A resposta do homem dá testemunho de que Deus lhe dirigiu a Palavra e tornou tal Palavra eficaz nele. A vida entregue a Deus, vivida a serviço de Deus e em testemunho de Deus é uma vida que brota da fé. A fé, porém, é aquela audição por meio do qual o homem acolhe a Palavra reveladora de Deus na esfera da própria intimidade pessoal, a fim de tornar as próprias decisões em virtude dela... Conseqüentemente nesta vida para Deus – na medida em que ela é resposta – ressoa sempre também a Palavra Divina.

Em nenhuma vida humana a Palavra e a resposta se correspondem de maneira tão perfeita e estável como na vida de Maria, a mãe de Jesus. Ela é a mais próxima de seu Filho humano-Divino no que se refere à audição e ao seguimento da Palavra de Deus.

Maria acolheu a Palavra de Deus, ela a pôs em prática, desempenhou o papel que lhe foi atribuído e assim nos indicou o caminho para realizar a nossa tarefa aqui e agora, uma tarefa que não consiste somente na celebração do culto Divino, mas também no serviço dos homens. A vida de todo homem é única e irrepetível.

A finalidade última do culto a Nossa Senhora é glorificar a Deus e empenhar os cristãos numa vida totalmente conforme a sua vontade.

Quando fazemos o que Cristo disse, honramos a Deus; quando perseveramos no espírito da verdade e do amor com Maria, honramos a Cristo.

A Celebração da Palavra, por ocasião de uma festividade mariana ou em qualquer outra ocasião particular, fortalece a fé, ilumina e traduz na prática a disponibilidade para realizar a vontade de Deus.

A veneração que a Igreja tributa a Maria “constitui importantíssimo testemunho de sua norma de oração e um convite a reavivar na consciência as normas da fé, e, vice-versa, a norma de fé da Igreja exige que, em toda parte, se desenvolva vigorosamente a sua norma de oração com relação à mãe de Cristo.

Todas as maneiras de honrar Maria têm seu tempo, aliás, tal princípio não vale somente para o culto mariano e dos santos, mas também para o culto de Deus.


[1]Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas” (Rm 10,14-15).
_______________________________
Fonte: O Culto a Maria Hoje, Paulinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário