terça-feira, 2 de agosto de 2011

XXII ASSEMBLÉIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL


Aconteceu nos dias 29 a 31 de julho no Oásis a XXIIª Assembléia Arquidiocesana de Pastoral e teve como tema: "Sob a luz de Cristo, celebrando quatro séculos de missão no Maranhão, somos chamados a renovar a Evangelização". O evento teve a participação dos bispos, padres,religiosos, religiosas e leigos de todas as paróquias da Arquidiocese de São Luis.

À luz da preparação do quarto centenário da chegada do Evangelho em terras maranhenses, a Arquidiocese realiza sua assembléia. Este ano, além das preparações para este grande evento da Igreja local, a Arquidiocese tem como base para seu planejamento as DGAE - Diretrizes Gerais da Ação da Igreja no Brasil, bem como as inspirações provenientes do Concílio Ecumênico Vaticano II, motivações estas, destacadas pelo arcebispo metropolitano dom José Belizário da Silva, Ofm.
 
O bispo auxiliar da arquidiocese, dom José Carlos, destacou que as cinco urgências enfatizadas pelo documento dos bispos são de igual importância e por esse motivo, nenhuma delas devem ser ignoradas, pois juntas, formam o conjunto e a beleza do documento. Também enfatizou, que esta assembléia seguirá o mesmo método do documento, adotado pelo Regional CNBB Nordeste V em sua última assembléia.


Na noite de sexta feira – abertura – o padre Crizantonio da Conceição, pároco da paróquia Nossa Senhora da Luz – Paço do Lumiar – situou a assembléia nas grandes questões que interpelam a realidade da Arquidiocese em todas as suas dimensões: sociais, econômicas, políticas e religiosas, dentre as quais pode ser citados: - na área social: graves problemas na área da saúde, saneamento básico, má distribuição de renda, pobreza extrema, problemas ambientais, etc.; no setor político: apadrinhamentos, falta de compromisso dos políticos em relação às camadas mais pobres, descaso com a juventude que busca outros meios para sobreviver, muitos deles ilícitos, enfim, descaso geral; no setor econômico: grandes projetos favorecem somente os seus progenitores e desrespeita o meio ambiente, as famílias que residem nas comunidades onde as empresas são instaladas, etc.; no setor religioso destacou-se a crescente consciência de que se vive em um mundo plural, bem como o crescente números de igrejas evangélicas e protestantes, dentre outros.

Na manhã de sábado, o padre Adalberto Vanzella iniciou com a parte julgar. Ele destacou que as DGAE apresentam cinco urgências para, a partir de então, realizar o planejamento nas dioceses. E lançou duas perguntas para o plenário:
1) O que as DGAE 2011 – 2015 dizem para assembléia na elaboração do plano de pastoral?
2) Como agir para que as DGAE 2011-2015 digam algo à Igreja de São Luis?

Na primeira parte da tarde, o padre Firmino falou sobre Mística e Missão. Ele afirmou que a missão mexe com o ser da pessoa, enquanto a mística vai às raízes da vida, isto é, dá sentido à vida. De tal forma, enfatizou o padre missionário, que a missão não se sustenta sem mística. E esta, passa pela cruz de Jesus.
Após esta palestra , houve a divisão em grupos para a formulação das urgências, de forma que, cada forania deveria formula dez urgências, o modo como realizá-las e os responsáveis. Ao final, foram formuladas 62 e dessas, foram escolhidas, na manhã de domingo, dez, duas por urgência. 

Lembrando que as cinco urgências são:
1)Igreja em estado permanente de missão
2)Igreja: casa da Iniciação à vida cristã;
3)Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral;
4)Igreja: comunidade de comunidades;
5)Igreja a serviço da vida plena para todos.

A assembléia encerrou com a celebração da Eucaristia presidida pelo arcebispo metropolitano dom José Belizário e concelebrada pelo bispo auxiliar e presbíteros.



Fonte.: http://luigi-macedo.blogspot.com/

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário