terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Portugal: "Presépio" do Santuário de Fátima escandaliza fiéis


A reitoria do Santuário de Fátima decidiu colocar este "Presépio" na Basílica do Santuário, no ano do Centenário das Aparições. A evidente falta de beleza destas figuras gerou uma onda de protestos na página do Santuário e um pouco por toda a internet. Será muito difícil perceber que isto é horrível e uma ofensa à Sagrada Família? Quem dirige o Santuário de Fátima (padre Carlos Cabecinhas) parece não conseguir ver o que todos nós vemos.

O Santuário de Fátima diz que este é um conjunto de três peças, instalado na nave do lado da Epístola, que "recupera a Sagrada Família e, na figura de Maria, o Escultor faz aparecer um coração sobre o peito materno da Virgem".

Paulo Neves, diz o Santuário, "trabalha a figura humana a partir da valorização da forma arcaica que a arte dos inícios do século XX veio enaltecer (movimentos estéticos como o Cubismo), sobretudo a partir do conceito de máscara que surge esculpida a partir da sinuosidade das linhas que o tronco, como matéria-prima, dita na hora de sulcar e talhar o lenho".

"O Presépio é desenvolvido em madeira de cedro esculpida e tem uma volumetria de 350x200x200cm".

Estes objetos estranhos juntam-se à longa lista de obras de "arte sacra" desastrosas que têm preenchido o Santuário de Fátima, tornando-o cada vez mais num lugar feio e sem sinais do Sagrado. Gastar as doações dos peregrinos, muitos deles pobres, nestas coisas hediondas é uma ofensa grave e uma prova de gestão danosa no Santuário de Fátima. Até quando se prolongará este pesadelo sem qualquer ação da Conferência Episcopal Portuguesa ou da Santa Sé?
___________________________
Com informações: Senza Pagare/ DN/ Agência Ecclesia