quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é aprovada como padroeira de Mato Grosso do Sul

Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande (MS)
(Foto: Juliana Aguiar/G1 MS/Arquivo - adaptado)

O projeto de lei, que institui Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira de Mato Grosso do Sul, causou uma discussão e polêmica entre deputados evangélicos e católicos, mas foi aprovado em primeira votação na sessão desta quarta-feira (20).

A discussão começou depois que o deputado Herculano Borges (SD), evangélico, pediu vistas ao projeto, mas teve sua solicitação derrotada em plenário, por 12 votos a 10, o que manteve o projeto em pauta.

Herculano justificou que o Estado é formado por católicos, evangélicos, espíritas e pessoas ‘sem fé’, e que o projeto não poderia ser aprovado em detrimento da questão religiosa das pessoas que não professam a fé católica.

Os deputados Zé Teixeira (DEM) e Cabo Almi (PT) argumentaram que o projeto deveria ser colocado em votação, e que o plenário deveria decidir sobre a instituição ou não da padroeira do Estado.

“Deputado Herculano isso aqui não é questão de brincadeira. Respeito vossa excelência e vossa excelência tem que me respeitar também”, disparou o petista.

Paulo Siufi (PMDB), autor do projeto, disse que considerava ‘desnecessário’ o acirramento da discussão. “Esse acirramento é desnecessário. Tenho minha religião respeito as outras e tenho que defender o projeto. Ele não é inconstitucional, teve o parecer da Procuradoria e também da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)”.
  
Além de Herculano, os deputados Lídio Lopes (PEN), Maurício Picarelli (PSDB) e Rinaldo Modesto (PSDB), todos evangélicos, foram contrários ao projeto.

Novena na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande, reúne cerca de 25 mil fiéis todas quartas-feiras (Foto: Fernando da Mata/G1 MS/Arquivo)

Lídio argumentou que alguns católicos devotos de outros santos queriam uma pesquisa para definir a padroeira, ou padroeiro, de MS. “Não existem conflitos, sou evangélico, e a toda a minha família é católica, mas recebi ligações de católicos que são devotos de outros santos. Para mim um projeto não pode ser aprovado sem um levantamento dentro da própria região”.

Já Herculano chegou a propor uma emenda que instituía ‘Jesus Cristo’ como padroeiro do Estado.

“Mato Grosso do Sul era o único Estado da Federação que não tinha padroeira”, disse o deputado Paulo Siufi (PMDB), que apresentou o projeto com mais 15 colegas que subscreveram a matéria, ao agradeceu aos colegas pela aprovação da proposta.

O projeto inclui no calendário oficial de eventos do estado o dia 27 de junho, dia da santa, como a data festiva de honras para a padroeira. Conforme a proposta, não será feriado na data.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é padroeira de cinco cidades do estado: Antônio João, Bodoquena, Caracol, Itaquiraí e Sete Quedas.

No santuário, em Campo Grande, é o que mais realiza novenas no mundo inteiro. Segundo o reitor padre Dirson Gonçalves, são 18 novenas todas as quartas-feiras que atraem cerca de 25 mil fiéis.

O projeto de lei foi assinado pelos deputados Paulo Siufi (PMDB) e Junior Mochi (PMDB) e outros 14 parlamentares subscreveram a proposta que segue para a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).
_________________________________________

Com informações: G1/ Midiamax/ Campo Grande News

Nenhum comentário:

Postar um comentário