quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Igreja no Brasil conta com mais uma diocese no estado da Bahia


São 10 municípios, 12 paróquias e 185 comunidades que compõem a nova diocese, localizada no recôncavo Sul da Bahia. Distante 146 quilômetros da capital Salvador (BA), a diocese de Cruz das Almas (BA) foi erigida nesta quarta-feira, 22 de novembro, pelo papa Francisco. Na mesma ocasião, foi nomeado o primeiro bispo: dom Antônio Tourinho Neto, então bispo auxiliar de Olinda e Recife (PE).

O território da nova diocese foi desmembrado da arquidiocese de Salvador. Desta forma, as 12 paróquias localizadas em 10 municípios farão parte da nova circunscrição. Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara, todas cidades baianas, somam juntas 185 comunidades, as quais refletem em seus padroeiros a devoção a Bom Jesus da Lapa e a Nossa Senhora.

O município de Cruz das Almas tem em torno de 63.300 habitantes. A história diz que o nome Cruz das Almas refere-se a antigos tropeiros que passavam pela região e que, ao chegarem à vila de Nossa Senhora do Bonsucesso paravam e rezavam diante da cruz localizada no centro da vila, na intenção das almas de seus mortos.

De acordo com a história do município divulgada pela prefeitura, os primeiros povoadores procederam de São Félix e Cachoeira, no século XVIII, atraídos pela capacidade produtiva do solo. Várias paróquias da região datam ainda do século XVII.

Novo Bispo

Natural de Jequié na Bahia, dom Antônio, foi nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife (PE) em 2014, pelo papa Francisco. Desde janeiro de 2015 ajuda dom Fernando Saburido a administrar a arquidiocese que é formada por 19 municípios, além do Arquipélago de Fernando de Noronha. A região eclesiástica tem 115 paróquias e uma população estimada em quatro milhões de habitantes.

Nascido em 9 de janeiro de 1964, em Jequié (BA), foi ordenado presbítero em 20 de janeiro de 1990.É formado em Ciências Contábeis e Psicanálise pela Sociedade Psicanalista do Estado da Bahia (SPEB). Aos 18 anos, ingressou no Seminário Central da Bahia onde obteve o título de bacharel em Filosofia. No Seminário de São José no Rio de Janeiro, cursou Teologia. Possui pós-graduação em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro.

Saudação da CNBB a Dom Antônio Tourinho Neto
Brasília, 21 de novembro de 2017

Prezado Irmão, Dom Antônio Tourinho Neto,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta alegria por sua nomeação como primeiro bispo da recém-criada diocese de Cruz das Almas (BA). E renova também o agradecimento ao Papa Francisco que envia pastores para nossas comunidades.

Após um período de trabalho de ajuda a dom Fernando Saburido, na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), a igreja lhe pede para mover-se em outra direção. Permanecendo no seu nordeste, agora a missão se apresenta com fisionomia de uma Igreja Particular. Um desafio à altura de sua capacidade de servir ao Reino.

Para celebrar sua nomeação, recorremos às palavras do papa Francisco pronunciadas na homilia de uma ordenação episcopal, em Roma: “Vigia, vigia com amor sobre toda a grei, na qual o Espírito Santo te insere para reger a Igreja de Deus. Vigia, não adormeças, vigia, sê uma sentinela, e que o Senhor te acompanhe, que Ele te acompanhe nesta vigilância que hoje te confio em nome do Pai, cuja imagem tu tornas presente; em nome do seu Filho Jesus Cristo, pelo qual foste constituído mestre, sacerdote e pastor; e em nome do Espírito Santo, que dá vida à Igreja e, com o seu poder, sustenta a nossa debilidade".

Conte com nossas orações e desejo de, que seu pastoreio, em Cruz das Almas, seja pleno de bons frutos.

Em Cristo,
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB

Ícone de Cruz das Almas

Personagem marcante da região é o padre mais velho da arquidiocese de Salvador, o monsenhor José de Souza Neiva, que completou 100 anos em abril. A solene comemoração teve missa presidida por dom Murilo Krieger.

Foi professor no seminário e depois enviado à comunidade do município de Baixa Grande, que na época pertencia à arquidiocese de Salvador. Fundou uma escola em Itaberaba, para que as crianças da região pudessem estudar e também serem evangelizadas.

No ano de 1966 monsenhor Neiva foi enviado para pastorear o município de Cruz das Almas, onde está até hoje.

Servo por amor


O bispo eleito para a nova diocese também se pronunciou, por meio de carta. Dom Antônio Tourinho Neto afirmou que irá como pastor desta porção do Povo de Deus, tendo em vista um princípio: “fazer-me servo por amor, pois creio que ‘o amor vence tudo’”.

Tenho ciência de que preciso conhecer a realidade local e depois, em espírito de unidade, tendo Jesus em nosso meio e pelo impulso do Espírito Santo, construirmos o rosto pastoral da nossa recém-criada diocese, respeitando as experiências positivas já existentes, em comunhão com a ação evangelizadora da Igreja no Brasil”.

Antigo sonho

A criação desta diocese é um antigo sonho dos fiéis do Recôncavo Baiano”, afirma a arquidiocese de Salvador (BA), assinada por seu arcebispo e vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Murilo Krieger.

A instalação acontecerá no dia 28 de janeiro de 2018, às 10h na matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que passará a ser catedral diocesana, diz o texto. Na ocasião, dom Antônio Tourinho Neto tomará posse como primeiro bispo diocesano. A celebração será presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.

Agradecemos ao santo padre por ter acolhido o antigo desejo do povo do Recôncavo, felicitamos os fiéis da nova diocese e pedimos que todos elevem preces aos céus pelo povo da nova diocese e, particularmente, pelo seu bispo diocesano”, afirmou dom Murilo no texto.

Municípios e suas paróquias:

Cabaceiras do Paraguaçu

Paróquia São João Batista – 9 comunidades
Tem 13 comunidades da paróquia São Pedro do Monte

Cachoeira

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Cruz das Almas

Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso – 22 comunidades

Governador Mangabeira

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – 8 comunidades

Maragogipe

Paróquia São Bartolomeu – 75 comunidades

Muritiba

Paróquia São Pedro do Monte – 13 comunidades

Santo Amaro

Paróquia Nossa Senhora da Purificação
Paróquia Nossa Senhora da Soledade
Paróquia Nossa Senhora do Rosário

São Félix

Paróquia Senhor Deus Menino – 30 comunidades

Sapeaçu

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – 17 comunidades

Saubara

Paróquia São Domingos de Gusmão – 7 comunidades
_______________________________

CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário