sábado, 9 de setembro de 2017

O corpo e a alma nos seres vivos


O ser humano não é só um corpo físico, nem só uma alma, separados, mas UM SER COMPLETO composto na junção de corpo e alma: “o corpo se une a alma para formar e constituir o homem completo e total. (De Civita Dei X, 29, 2, S. Agostinho, ano 350 DC)”.

Corpo sem alma é apenas um cadáver. No campo do “entes,” seres humanos e animais têm a mesma composição porque ambos são compostos de elementos TIRADOS DA TERRA, e “animados” à vida pela VONTADE de Deus.

Esse “animus” ou “anima” invisível e imaterial que anima os corpos, consiste na alma. Alma ou vida é o princípio animador nos animais, vegetais (animus) e no homem (anima), criado imagem de Deus.

Existe na formação dos seres vivos um elemento natural (corpus) e outro sobrenatural. (animus). E sendo o elemento sobrenatural, a alma ou vida não se reproduz biologicamente ou por ato humano, como ocorre com o corpo, não sendo dado ao homem o poder de criá-la ou recriá-la em si ou em terceiros, porque está Escrito: “O Senhor é o que TIRA A VIDA E A DÁ; (I Sm 2, 6).

“Eu sou o Único, FAÇO MORRER E FAÇO VIVER, (Dt 32, 39).”

A alma no animal não é o fôlego do Espírito de Deus, mas uma potência da Vontade Divina, infusa no corpo e que opera exclusivamente no corpo, sem o elemento da razão, estando na ESSÊNCIA DO INSTINTO CORPORAL. Da terra foi produzido o ser animal e vegetal por completo, em corpus e animus. Em corpo e vida ou alma, diferente do homem cuja produção se agregou um elemento que veio do céu, que é o folego do Espírito.

“E disse Deus: PRODUZA A TERRA ALMA VIVENTE conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. (Gn 1:24) 

Animais irracionais e plantas têm alma sensível, posto que, toda operação que realizam são controladas pela sensibilidade e instinto corporal. Logo, a alma ou vida dos animais ESTÁ LIGADA apenas ao seu CORPO, porque não têm razão, nem espírito (Folego de Deus), e por isso, PERECE quando da morte física dos irracionais e dos brutos.

Assim, a Igreja sempre ensinou: “Pode-se entender que uma alma seja um homem? Isso se poderia sustentar se se estabelecesse que todas as operações da alma sensitiva fossem só dela, sem corpo. NÃO SENDO OS SENTIMENTOS, OPERAÇÕES SÓ DA ALMA, MAS CONJUNTA (corpo e alma), é manifesto que o homem não é só a alma, mas algo composto de alma e corpo.(Suma Teológica, Q 75, art. 4, Tratado sobre o Homem. Sec. 12)” Como disse Agostinho: “O corpo É O MENSAGEIRO da alma. (De Ord. II e XI, 32 Sec III).

ALMA SENSÍVEL DOS SERES BRUTOS E A ALMA ESPIRITUAL DOS SERES HUMANOS

Acima se disse sobre a diferença entre CORPO e ALMA nos animais irracionais, nos brutos como os vegetais, e nos seres racionais como os humanos. Mas há ainda distinção entre ALMA E ESPÍRITO, ou melhor ALMA ESPIRITUAL. Diz a Escritura: “TODO O VOSSO SER, ESPÍRITO (pneuma), ALMA (psuchē) E CORPO (sōma), seja conservado irrepreensível” (1 Tess 5, 23) .”

Existe notável diferença entre a alma do homem e dos demais seres, posto que vegetais e animais possuem apenas alma sensível e instintiva, gerada em sua própria matéria corporal, pois quando Deus os fez, é dito apenas: “PRODUZA DA TERRA os seres vivos, segundo a sua espécie.” (Gn 1, 24)”.

Mas, quando se criou o ser humano, é dito “formando o homem do barro da terra, INSPIROU-LHE NAS NARINAS UM SOPRO DE VIDA” (Gn 2); “aquele que o formou, lhe INSPIROU UMA ALMA ATIVA E LHE INSUFLOU O ESPÍRITO VITAL”. (Sb 15,11). Logo, a alma humana é feita no elemento celestial do Espírito de Deus. Deus “SOPROU” ou seja, tirou de dentro de si e colocou em nós a sua imagem e semelhança. Já nos animais, a alma ou vida é apenas terrestre, e se exaure com o fim da matéria terrestre na morte física. Findo o corpo nos irracionais, finda-lhes a vida por não haver mais a matéria em que a alma ou vida possa operar. Diferente no ser humano, onde a alma operará através do Espírito Divino, em Cristo, em seu Corpo Humano Místico, até a ressurreição de nossos corpos glorificados na salvação. Assim, alma humana tornou-se imortal porque nela habita o Espírito Santo de Deus, tornando-a uma alma espiritual ou espírito, no sentido restrito do termo.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós (I Cor. 6, 19).

Diz ainda a Escritura: — “a imortalidade se encontra na Aliança com a Sabedoria; (Sb 8.17).
  
E a Sabedoria que imortaliza a alma por fazê-la sua imagem é FIGURAÇÃO DE CRISTO:

“Sabedoria é um Espírito que ama os homens, mas não deixará sem castigo o blasfemador pelo crime de seus lábios; (Sb 1.6)”



Nando Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário