domingo, 6 de agosto de 2017

Tia Socorro realiza sonho e 'Caldeirão do Huck' faz homenagem emocionante


Após participar do Especial Inspiração como uma dos cinco brasileiros inspiradores que atuam para a transformação positiva da sociedade, Luciano Huck, ao lado do Padre Fábio de Melo, que apadrinhou a iniciativa de Socorro, realizou o grande sonho da cuidadora de ver o Papa Francisco, no Vaticano. Mas, infelizmente, antes do programa ir ao ar, Maria do Socorro nos deixou em julho.

Apresentador e sacerdote se emocionaram com a história de Tia Socorro, que esteve no programa e morreu pouco tempo depois. (Foto: reprodução) 

O apresentador Luciano Huck e o padre Fábio de Melo prestaram homenagens à Maria do Socorro Pereira, mais conhecida como Tia Socorro, neste sábado (5), durante o programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.

"Senhoras e senhores, neste momento, 
eu acho que a maior homenagem que eu podia fazer à memória da Tia Socorro,  a nossa homenagem, 
minha, da equipe do Caldeirão e  do Padre Fábio de Melo, 
vai ser contar a história que a gente escreveu juntos."

Tia Socorro cuidou mais de 300 jovens em 30 anos de trabalho solidário

A Tia Socorro, como era chamada, tinha 52 anos, faleceu no dia 6 de julho devido a um infarto e mantinha, há pelo menos três anos, um espaço que acolhia vítimas de violência doméstica, sexual ou abandono em Mosqueiro. No entanto, o trabalho dela já durava mais de 30 anos e pelo menos 300 jovens passaram por seus cuidados, sendo que nove deles foram adotados. A filha Juliana Rodrigues disse que vai assumir o trabalho do lar.

Apresentador Luciano Huck se manifestou em suas redes sociais lamentando a morte de ‘Tia Socorro’. (Foto: Reprodução)

O trabalho de Socorro ganhou reconhecimento nacional no mês de abril, quando ela participou do especial “Inspiração” do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo. O apresentador Luciano Huck homenageou Socorro por meio de postagens em suas redes sociais, inclusive afirmando que ela foi o maior exemplo de altruísmo que ele conheceu.

'Caldeirão do Huck' leva Maria do Socorro ao Vaticano para conhecer o Papa (Foto: Divulgação)

“Estou muito, muito triste. Sinto como se tivesse perdido alguém de minha família. E perdi. Nosso encontro foi tão forte e poderoso, que transcendeu os limites da amizade”, disse o apresentador.

Confira a íntegra do texto publicado pelo apresentador

“Maria do Socorro Rodrigues Pereira, nasceu no interior do Pará, numa colônia de hansenianos – portadores de hanseníase, doença também conhecida como Lepra. Seus pais eram portadores da doença e morreram quando ela tinha 2 anos. Como também tinha a doença, foi levada para um abrigo de crianças e adolescentes com hanseníase em Marituba (PA) – um leprosário -, onde ficou isolada por boa parte da infância e da adolescência.

Aos 16 anos, Socorro foi dada em casamento para um homem mais velho, filho da cozinheira do abrigo. Ela se mudou a Belém, capital do Estado, para viver com o marido. Após seis meses de casada, sofrendo maus tratos, decidiu fugir de casa – e ir morar na rua. Em quase 3 anos morando na rua, sofreu tudo o que podia; foi violentada, humilhada, comeu comida do lixo…resistiu ao tráfico e a prostituição.

Nessa época, prometeu a si mesma que, quando conseguisse sair dessa vida, independentemente de ter ou não dinheiro, iria montar uma casa para que outras crianças e adolescentes como ela tivessem um futuro diferente.

A primeira iniciativa foi fundar uma escola de 1º grau, em Ananindeua (PA) e uma creche. As mães abandonavam as crianças na creche, em especial aquelas com deficiência, e Socorro passou a levá-las para casa. Nascia assim, o Lar Acolhedor Tia Socorro.

Conheci Tia Socorro nos bastidores dos Estúdios Globo, qdo produzimos o “Especial Inspiração”, programa que apresentei no começo deste ano, a ideia foi homenagear brasileiros com histórias inspiradoras e que estivessem transformando o mundo a sua volta. Ela foi uma das homenageadas, indicada pela Unicef, que a anos já acompanhava seu trabalho.

Foi amor à primeira vista.

Com sua simplicidade, sabedoria popular e força compartilhou no palco seus 2 sonhos ainda não realizados; que eu e Padre Fabio de Melo chegássemos a sua casa de helicóptero e que ela queria simplesmente ver o Papa Francisco, mesmo que fosse de longe. 

Missão dada, missão cumprida.

Meses depois deste encontro, partimos eu e Padre Fabio a Mosqueiro, no Pará, e de lá para o Vaticano.

Esta parte da história não vou detalhar, pq esta gravada e algum dia vcs irão assistir.

Vou me ater ao que impacto que teve em minha vida, estes 5 dias ao lado de Tia Socorro na busca pelo Papa.

Vi e vivi lindas histórias pelo Brasil ao longo destes quase 18 anos de Caldeirão, a grande maioria tive o privilégio de compartilhar com vcs pela tv, mas tem coisas que a tv não consegue mostrar com clareza, como por exemplo; o impacto que q vida destas pessoas tem sobre mim.

Sou um ser em transformação constante, inquieto na busca pela minha evolução, uma pessoa sem medo de mudar de ideia, sem medo de rever valores; tudo isso em função dos exemplos altruístas que tenho visto e documentado.

E Tia Socorro foi o maior de todos eles até aqui.

Uma mulher que veio ao mundo para amar ao próximo; nao importando quem fosse, de onde viesse ou suas necessidades.

Uma mulher que acolheu mais de 300 crianças e jovens em seu lar acolhedor.

Uma mulher que dividia o pouco que tinha, mesmo que na sua parte sobrasse o nada, para dar aos filhos daqueles que so foram capazes de dar violência e intolerância.

Uma mulher de Deus.

Tia Socorro se foi ontem à noite, vítima de um mal súbito.

Estou muito, muito triste. Sinto como se tivesse perdido alguém de minha família. E perdi. Nosso encontro foi tão forte e poderoso, que transcendeu os limites da amizade.

Sua história será lembrada, e seu trabalho terá continuidade.

Vida longa ao “Lar Acolhedor Tia Socorro”. Agora, mais do que nunca.

Vá em paz minha querida e amada amiga.”

Luciano Huck e Padre Fábio de Melo realizam sonho de Maria do Socorro (Foto: Divulgação)

Luciano exibiu a reportagem onde foram exibidas as instalações do Lar Acolhedor da Tia Socorro, uma instituição que acolhe de crianças e adolescentes, no distrito de Mosqueiro, em Belém, além de realizar um sonho de Tia Socorro: pousar de helicóptero na bucólica e ir ao Vaticano para conhecer o Papa Francisco.

“Eu tenho o sonho de ver o Papa. [...] Eu acho o Papa Francisco uma pessoa humilde que tem esse amor fraterno, esse amor magnífico que só quem conhece a Jesus é que pode dizer”.

Emocionado, o apresentador diz que foi "pego de surpresa" ao saber da morte da Tia Socorro e pediu para que o seu exemplo "não seja esquecido".

Maria do Socorro, ao lado da produção do 'Caldeirão', realiza sonho de ver o Papa, no Vaticano (Foto: Divulgação)

Luciano Huck também citou o padre Fábio de Melo. "Pelo Fábio de Melo e por todos que conheceram a realidade do Lar da Tia Socorro, vamos mostrar esta matéria, que será exibida pela memória dela", completou o apresentador.

Padre Fábio de Melo se emociona ao relembrar história de Tia Socorro

Tia Socorro faleceu no dia 6 de julho, em decorrência de um infarto fulminante, e recebeu homenagens de seus filhos, em especial do apresentador e do sacerdote.

______________________________
Com informações: G1/ Gshow/ Diário Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário