sábado, 15 de julho de 2017

Reúnem-se para derrubar uma cruz e esta lhes cai em cima


O município espanhol de Larrabetzu – governado pelo partido de esquerda Euskal Herria Bildu – organizou um evento para derrubar uma cruz considerada “franquista”, mas a falta de previsão resultou em ao menos quatro ferido, depois que o monumento caiu perto dos que assistiam.

O monumento, denominado Cruz de Gaztelumendi, foi erguido após a Guerra Civil Espanhola, em memória aos falecidos do grupo franquista durante seus enfrentamentos com o grupo republicano.


O município espanhol decidiu em 26 de abril deste ano, por unanimidade, derrubar a cruz por sua “simbologia, situação de ruína e possibilidade de desabamento iminente”.

No dia 10 de julho, com diversas pessoas assistindo, entre os quais simpatizantes do separatismo catalão e basco, após o canto do hino socialista “A Internacional”, as autoridades começaram o procedimento para derrubar a cruz.


Apesar de ter estabelecido um perímetro de segurança de cerca de 10 metros, as autoridades não previram que em vez de cair para a lateral, a cruz poderia cair para frente, como aconteceu.

Entre os quatro feridos, há uma mulher que teve as duas pernas fraturadas.
________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário