terça-feira, 11 de abril de 2017

Cáritas Italiana e Pax Christi convocam jornada de oração e jejum pela paz na Síria nesta quarta-feira


Cáritas Italiana e a organização Pax Christi convocaram para o próximo dia 12 de abril, véspera da Quinta-feira Santa, uma jornada de oração e jejum pela paz na Síria, em resposta ao ataque perpetrado na terça-feira, 4, com armas químicas na província de Idlib.

“Convidamos você a rezar pelas vítimas e à indignação contra a guerra e as armas, inclusive às armas nucleares”, expressaram ambas as organizações através de um comunicado.

A Cáritas Italiana e a Pax Christi indicaram que esta jornada prévia à celebração do Tríduo Pascal “é para não esquecer, para viver a paixão e a Cruz de tantos inocentes no mistério da Paixão de Cristo, na luz da esperança da Pascoa”.

No comunicado, assinalaram que “cada guerra é um crime, uma loucura, o suicídio da humanidade, uma aventura sem volta”.

“Estamos e continuamos ao lado das vítimas não só para ajudá-las a sobreviver à guerra, como também para construir um futuro de paz duradoura baseada em uma cultura da não violência. Somente graças aos jovens, a não violência finalmente florescerá de novo na sofrida nação síria”, expressaram. 

Com relação ao ataque com armas químicas contra Idlib, que provocou a morte de mais de 131 pessoas e 400 ficaram feridas, a Cáritas Italiana e a Pax Christi assinalaram: “Sabemos que na guerra a verdade é a primeira vítima, mas pedimos com forte voz que esta seja verificada”.

“Ao mesmo tempo, solicitamos um compromisso firme para pôr fim a esta loucura, evitando o risco real da dependência e da renúncia ante uma terceira guerra mundial ‘em pedaços’”, como o Papa Francisco chamou os conflitos no mundo em diferentes ocasiões.

Em 5 de abril, o Santo Padre pediu “a todos aqueles que têm responsabilidade política, tanto a nível local quanto internacional, pôr fim a esta tragédia e que deem uma trégua a esta população, depois de tanto tempo de sofrimento pela guerra”.
_______________________________

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário