segunda-feira, 20 de março de 2017

Por que a comemoração de São José é transferida quando cai num domingo da Quaresma?


Normalmente, a solenidade de São José é celebrada no dia 19 de março, entretanto, quando o dia 19 de março cai em um domingo da Quaresma, sua celebração é transferida para o dia seguinte, 20 de março.

“Ponham-se em maior realce, tanto na Liturgia como na catequese litúrgica, os dois aspectos característicos do tempo quaresmal que pretende, sobretudo, através da recordação ou preparação do Batismo e pela Penitência, preparar os fiéis, que devem ouvir com mais frequência a Palavra de Deus e dar-se à oração com mais insistência, para a celebração do mistério pascal”, explica a constituição Sacrosanctum Concilium sobre a sagrada liturgia.

Além disso, indica que “para que as festas dos Santos não prevaleçam sobre as festas que recordam os mistérios da salvação, muitas delas ficarão a ser celebradas só por uma igreja particular ou nação ou família religiosa, estendendo-se apenas a toda a Igreja as que festejam Santos de inegável importância universal”. 

Nesse sentido, durante o período da Quaresma são comemoradas no máximo quatro festividades: São Cirilo e São Metódio (14 de fevereiro), a Cátedra de São Pedro (22 de fevereiro), a festa de São José (19 de março) e a Anunciação do Senhor (25 de março).

Caso se celebre a memória dos santos durante o tempo litúrgico da Quaresma, deve ser com ornamentos roxos e conforme as normas litúrgicas.
___________________________________
ACI Digital

(com pequenas adaptações)

Nenhum comentário:

Postar um comentário