quarta-feira, 8 de março de 2017

França: Professor é suspenso por ler textos bíblicos para alunos


Na França, um professor primário foi suspenso por ler passagens da Bíblia para seus alunos de 9 a 11 anos, acusado de violar a lei da laicidade vigente no país.

Segundo o site ‘France Bleu’, o docente, de cerca de 40 anos e que teve a identidade preservada, trabalhava em uma escola da comuna de Malicornay, na região central da França.

A sua atividade de leitura da Bíblia para os estudantes chamou a atenção do diretor da escola, Pierre-François Gachet, depois que um grupo de pais enviou uma carta anônima para a instituição, queixando-se do ocorrido.

Na carta, acusaram o professor de “proselitismo” e afirmaram que ele tentou converter os alunos às suas próprias crenças religiosas.

Por conta disso, o diretor suspendeu o docente e o conselho escolar nacional conduz um inquérito sobre o caso. 

O diretor Gachet alegou que o professor “falhou em observar as leis estritas da laicidade na França, que exigem uma educação isenta da religião”. De acordo com ele, os resultados da investigação serão divulgados “antes de meados de março”.

 Gachet afirmou ao jornal ‘La Croix’ que a investigação busca “determinar se o professor realmente dez uso do proselitismo ou se ele simplesmente agiu com falta de discernimento”.

Por outro lado, o prefeito local considerou que a decisão da escola foi uma “medida desproporcional”, pois garantiu que o professor sempre foi “muito querido” por alunos e pais.
_________________________

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário