quinta-feira, 23 de março de 2017

"...e as portas do inferno não prevalecerão contra ela..." (cf. Mt 16,18).


A Igreja não pode ensinar o erro, porque ela foi fundada por Jesus Cristo, que é o próprio Deus.

A Igreja não tem medo de estar no "lado errado da história", pois seu Esposo está sentado à direita do Pai.

Muitas vezes ouvimos exigências estridentes, vindas de dentro e de fora da Igreja, para que ela mude seus ensinamentos para se conformar às noções modernas. Dada a preocupação da nossa era com o sexo, muitas das exigências de mudança envolvem questões relacionadas: atos homossexuais, "casamento" entre pessoas do mesmo sexo, adultério (especialmente o divórcio eo "novo casamento"), sexo pré-marital, contracepção e aborto.

Mas tais exigências mostram um mal-entendido tanto da natureza como do poder da Igreja . Há muitas idéias equivocadas hoje sobre a teologia da Igreja (eclesiologia), mesmo entre os fiéis. É comum pensar que a Igreja (ou pelo menos seus atuais líderes) pode simplesmente decidir o que queremos ensinar sobre qualquer tópico. Por exemplo, se quisermos simplesmente mudar o que ensinamos sobre o aborto, podemos simplesmente fazê-lo. E os críticos modernos afirmam que se podemos fazê-lo, então nós devemos fazê-lo. O mesmo vale para qualquer dos nossos ensinamentos "controversos", como a anticoncepção, o sacerdócio masculino, e assim por diante. É uma eclesiologia equivocada e um exagero do poder da Igreja.

A Igreja não tem autoridade alguma para derrubar o ensinamento sobre o aborto, a contracepção, o sacerdócio masculino ou o divórcio e o "novo casamento" (aquele que deixa um casamento válido e entra em outro está num estado de contínuo adultério). Não temos autoridade para derrubar as doutrinas bíblicas, as doutrinas da Sagrada Tradição ou qualquer de nossos dogmas e doutrinas definidos. Algo não pode ser moralmente ou doutrinariamente verdadeiro um dia e falso o próximo.

Outros ainda insistem que a Igreja deve ler as pesquisas e mudar seus ensinamentos para se conformar com o que as pessoas nos bancos pensam ou querem. Novamente, isso é eclesiologia falho. A Igreja Católica, que é o Corpo de Cristo e Sua presença visível na Terra, não existe para refletir os pontos de vista desta era ou mesmo de seus membros atuais. A Igreja Católica existe para proclamar os ensinamentos de sua cabeça e fundador, Jesus Cristo. Ela é Sua presença viva e ativa e voz no mundo. 

A Escritura diz: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Não se deixe levar por todos os tipos de ensinamentos estranhos (Hb 13: 8-9). Na verdade, certamente há muitos "ensinamentos estranhos" em nosso tempo! Mas Jesus e Seu Corpo a Igreja, que são um, não podem e não mudam na proclamação da verdade doutrinária e moral. A doutrina proclama a verdade perene.

Embora nossa compreensão das doutrinas possa aprofundar e se desenvolver ao longo do tempo, esse desenvolvimento não pode ser tal que uma doutrina mude seu significado fundamental, que um "sim" se torne um "não" ou vice-versa. Isso não seria desenvolvimento; Seria uma negação.

A Igreja deve insistir, nas palavras de São Paulo: "Mas, como Deus é fiel, a nossa mensagem não é" sim "e" não ". Pelo Filho de Deus, Jesus Cristo, que foi pregado por nós, digo por mim, Silas e Timóteo - não era "Sim" e "Não", mas nele sempre foi "Sim" (2Cor 1,18-19). Nossa afirmação da verdade revelada não pode mudar de "sim" para "não". Não podemos negar o que Deus revelou; Não podemos rasgar páginas das Escrituras; Não podemos derrubar dogmas sagrados. Nosso "sim" para a verdade certa de Deus não pode tornar-se "não". Nosso "Amém" não pode se tornar "Não serviam" (eu não servirei).

Mais uma vez, a Igreja não tem autoridade alguma para anular o que Deus definitivamente ensinou. Ninguém, nem sequer um Papa, pode mudar as verdades da Escritura, da Sagrada Tradição ou das doutrinas que o Magistério propõe para nossa crença.

Aqueles que exigem que a Igreja mude seus ensinamentos para refletir os pontos de vista de nossos tempos ou de seus membros atuais também erram de uma segunda maneira. Eles fazem isso através de uma espécie de arrogância temporal ou esquecimento, pois há muitos que foram antes de nós, mas ainda fazem parte do Corpo místico de Cristo, a Igreja; Estou certo de que eles dificilmente concordariam com muitas das noções erradas e degradadas do nosso tempo.

Considere, por exemplo, o heróico testemunho de São João Batista, São João Fisher e Santo Tomás More , todos eles morriram em vez de afirmar ou ignorar o divórcio, o "novo casamento" ou qualquer união ilícita ou adúltera. Considere o exemplo de Santa Maria Gorretti, a jovem que morreu em vez de ceder às demandas de seu atacante por união sexual ilícita. Suas vozes devem ser silenciadas porque alguns (mesmo dentro da Igreja) procuram deixar de lado ou corroer a seriedade dos ensinamentos que eles morreram para afirmar?

Como GK Chesterton escreveu uma vez: "Tradição significa dar um voto para o mais obscuro de todas as classes, nossos antepassados. É a democracia dos mortos." Suas vozes e seu exemplo ainda importam. Para aqueles que erroneamente procuram a verdade em pesquisas de opinião: Não se esqueça de fazer uma pesquisa com os "mortos", que ainda estão muito vivos e fazem parte da Igreja! Eles merecem um voto, também. A Igreja não pode simplesmente se preocupar com as necessidades, opiniões e demandas de seus atuais membros terrenos. Ela considera todos os seus membros, passado, presente e futuro.

A Igreja não pode simplesmente reinventar -se para se conformar às demandas ou preferências atuais. Ela está ao serviço de seu Senhor, Salvador, Noivo e Cabeça. Ela existe para proclamar Seus ensinamentos e para entregar o Sagrado Depósito de fé, que Ele morreu e se levantou para dar a Seus Apóstolos. Ela deve refletir Aquele que é a verdade encarnada, não os meros costumes do mundo.

Tantos problemas e erros modernos ocorrem graças a uma eclesiologia defeituosa. A Igreja é apenas um "clube" humano, que existe para refletir os pontos de vista de seus membros e pode, portanto, adaptar-se aos seus desejos e exigências? Não. A Igreja é o Corpo de Cristo, a presença viva e ativa daquele que não muda, que não é "Sim" e depois "Não", mas sim e "Sim". Aos que estão no mundo e na Igreja e que erroneamente insistem para que ela mude sua doutrina para se adequar aos seus pontos de vista, só podemos dizer, com o Espírito Santo e São Paulo:

"Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus. Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo." (2Cor 4,1-6 ).


Mons. Charles Pope
_______________________________
NC Register

Traduzido por Veritatis Catholicus

Nenhum comentário:

Postar um comentário