terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

São Valentim tem rosto reconstruído em 3D por brasileiros


Em 14 de fevereiro se comemora o Dia de São Valentim, condenado e morto por unir casais no sagrado matrimônio. No Brasil, os casais apaixonados têm Santo Antônio como seu padroeiro, mas em países da Europa e nos Estados Unidos, São Valentim é considerado o protetor dos namorados. Permanece, porém, a mensagem do mártir que, neste ano, será lembrada por sua imagem, do seu rosto digitalmente reconstruído em 3D a partir do crânio.

O professor de computação gráfica de Chapecó/SC, Cícero Moraes, é o responsável pelo trabalho inédito feito com a técnica de reconstrução facial. O método utilizado cruza as imagens do crânio do santo com informações dos ossos que identificam a ancestralidade de Valentim.

As 250 fotos da relíquia do santo foram feitas em Roma pelo pesquisador cearense sobre santos, José Luís Lira. Esse foi o grande diferencial do trabalho, pois, pela primeira vez a coleta foi realizada por quem não é especialista na área da computação gráfica.

Desde a digitalização das imagens, o trabalho durou três meses. Com o auxílio de um software que faz o dimensionamento espacial, Cícero criou aquela que é uma imagem em três dimensões do rosto de São Valentim. O material também foi encaminhado para análise do Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro. 

A peça será agora impressa como um busto branco no Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer em Campinas/SP para depois passar pelas mãos de uma artista plástica sacra. Num prazo de dois meses o trabalho final será apresentado oficialmente no Brasil ou na Itália. A certeza é que a peça será entregue à Igreja de Santa Maria de Cosmedin, em Roma, onde já está o crânio de São Valentim. As relíquias, junto à face mais coerente possível de como era o santo em vida, poderão ser apreciadas por fiéis que visitarão a basílica.

Cícero Moraes já trabalhou na reconstrução da face de 10 santos e beatos católicos de diferentes partes do mundo como o próprio Santo Antônio, Santa Maria Madalena e Madre Paulina. O próximo trabalho do designer, como antecipa ele mesmo, é a reconstrução do rosto de São Vicente de Paulo, além de outros personagens históricos da América Latina. (AC)
_____________________________

Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário