segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Polícia do Vietnã bloqueia sacerdotes para não irem a um serviço religioso


Policiais vestidos de civis, na cidade de Hue, no centro do Vietnã, bloquearam um grupo de sacerdotes para que não pudessem assistir um serviço religioso no dia 2 de fevereiro, denunciou uma das vítimas.

Pe. Phan Van Loi disse à Rádio ‘Free Asia’ que os policiais retomaram o monitoramento das atividades depois dos cinco dias de festa de Tet, a celebração do Ano Novo do Vietnã, que aconteceu entre os dias 28 janeiro e 2 fevereiro deste ano.

“Perguntei-lhes por que estavam me impedindo de fazer os serviços da igreja”, disse o sacerdote. “Perguntei também se eram policiais. Com certeza, sabia eram policiais, porque tinha os visto antes na minha casa”, assinalou.

Pe. Loi disse que a polícia reforçou a vigilância da sua casa e que isto tem acontecido durante os últimos dois meses, depois que conversou com algumas pessoas no mosteiro de Thien Na, em Hue, cuja propriedade foi sujeita à ocupação de terras durante os últimos anos.

Outra razão para a vigilância é a sua pertença a um grupo de três sacerdotes católicos em Hue que o governo considera dissidentes. Os outros dois são os sacerdotes Nguyen Van Ly e Nguyen Huu Giai. 

Pe. Loi é declaradamente um crítico do governo comunista do Vietnã e sua repressão contra os grupos da sociedade civil.

Por sua parte, o Pe. Nguyen Van Ly, prisioneiro de consciência detido em 1977, 2001 e 2007, completou quase duas décadas na prisão. As autoridades o prenderam em maio do ano passado antes da visita do então Presidente dos EUA, Barack Obama.

Sobre Pe. Nguyen Huu Giai, trata-se de um crítico contra o constante assédio do governo a certos grupos religiosos.
_________________________

ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário