Adsense Teste

domingo, 12 de fevereiro de 2017

"Não sejam cristãos de fachada, mas de substância", diz Papa


Papa Francisco
ANGELUS
Praça de São Pedro 
domingo, 12 de fevereiro, 2017



Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

A liturgia de hoje nos apresenta uma outra página do Sermão da Montanha , que encontramos no Evangelho de Mateus (cf. 5,17-37). Nesta passagem, Jesus quer ajudar seus ouvintes a fazer uma reinterpretação da lei mosaica. O que foi dito na antiga aliança era verdade, mas não era tudo: Jesus veio para cumpri-las e para aprovar definitivamente a lei de Deus, até o último milímetro (cf. v 18).. Ele manifesta os propósitos originais e cumpre os aspectos saudáveis e faz tudo isso por sua pregação e ainda mais, oferecendo-se na cruz. Então, Jesus ensina plenamente a vontade de Deus e usa esta palavra com um "justiça maior" do que a dos escribas e fariseus (cf. v. 20). Uma justiça animada pelo amor, caridade, de misericórdia e, portanto, capaz de perceber a substância dos mandamentos, evitando o risco de formalismo. Formalismo: isto eu posso, que eu não posso; até aqui eu posso, até aqui, eu não posso ... Não, mais, mais.

Em particular, no Evangelho de hoje Jesus analisa três aspectos, três mandamentos: assassinato, adultério e juramento.

No que diz respeito ao mandamento "Não matarás", Ele diz que é violada não só o assassinato real, mas também por aqueles comportamentos que ofendem a dignidade da pessoa humana, incluindo palavras insultuosas (cf. v. 22). É claro que essas palavras insultuosas não tem a mesma gravidade e culpabilidade do assassinato, mas são colocadas na mesma linha, porque eles são as premissas e revelam a mesma maldade. Jesus nos convida a não estabelecer uma lista de infrações, mas considerá-los prejudiciais, como a intenção de fazer mal aos outros. E Jesus dá o exemplo. Insulto: estamos habituados a insulto, é como dizer "Olá". E isso é a matança na mesma linha. Aqueles que insultam o irmão matam o irmão em seu coração. Por favor, não insulte! Nós não ganhamos nada...

Outra conquista é feito para a lei do casamento. O adultério era considerado uma violação do direito humano à propriedade sobre a mulher. Jesus, no entanto, vai para a raiz do mal. Como você chegou a assassinar através das injúrias, ofensas e insultos, para que ele vem o adultério através intenções de propriedade no que diz respeito a uma mulher que não seja sua esposa. Adultério, tais como roubo, corrupção e todos os outros pecados, eles são primeiramente concebido em nossos corações e, uma vez conseguido no coração a escolha errada, são implementadas no comportamento concreto. E Jesus diz: aquele que olhar para uma mulher que não é o seu próprio com a posse espírito é um adúltero em seu coração, ele começou a estrada para o adultério. Nós pensamos um pouco sobre isso: os maus pensamentos que estão nesta linha. 

Jesus então diz aos seus discípulos para não jurar, porque o juramento é um sinal de insegurança e duplicidade com que você toca as relações humanas. Ele explora a autoridade de Deus para dar segurança aos nossos assuntos humanos. Pelo contrário, somos chamados a construir entre nós, nas nossas famílias e nas nossas comunidades um clima de clareza e de confiança mútua, de modo que pode ser considerado honesto, sem recorrer a intervenções mais elevados para ser acreditado. Desconfiança e suspeita mútua ameaçam cada vez mais a serenidade!

A Virgem Maria, mulher da obediência dócil e alegre de escuta, ajuda-nos a aproximar-se cada vez mais ao Evangelho, para ser cristãos não de "fachada", mas de substância! E isso é possível com a graça do Espírito Santo, que nos permite fazer tudo com amor, e assim realizar plenamente a vontade de Deus.


Depois do Angelus

Queridos irmãos e irmãs,

Saúdo-vos a todos os peregrinos, famílias, grupos religiosos, associações. Em particular, saúdo os ex-alunos do Instituto "Carolina Coronado" de Almendralejo e os fiéis de Tarragona, na Espanha; bem como grupos de Caltanissetta, Valgoglio, Ancona, Pesaro, Turim e Pisa, e da comunidade Neocatecumenal de San Francesco di Paola de Turim.

Desejo a todos um bom domingo. E não se esqueça: não insulte; não olhe maus olhos, com os olhos da mulher segurando o próximo; Não jure. Três coisas que Jesus afirma. É tão fácil! Por favor, não se esqueça de orar por mim. Bom almoço e adeus!
_________________________________

Santa Sé (tradução nossa)