terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Iraque: voluntários muçulmanos restauram igreja em Mossul em mensagem de paz


Um grupo de 50 jovens muçulmanos de Mossul, no Iraque, começou a limpar e restaurar uma igreja dedicada à Nossa Senhora numa área recentemente dilacerada pelos combatentes do autoproclamado Estado Islâmico. O responsável por uma das ONGs que promove a iniciativa sublinhou que o objetivo é passar “uma mensagem de paz ao mundo inteiro”.

A Igreja da Virgem Maria fica no bairro de Dergazliya. Durante os dois anos e meio de ocupação da organização jihadista, o local foi transformado em uma sede da polícia moral do proclamado “califado”. Muitos outros lugares de culto, entre igrejas e mesquitas, também foram destruídas pelos combatentes.

O chefe da Rede das Organizações da Sociedade Civil, Maher Al Obaidi, disse terem assumido esse papel de limpar a cidade destruída e que “agora é o momento de reestruturar mesquitas, igrejas e outros lugares de culto”. Ele acrescentou que “todos os voluntários no serviço são muçulmanos, porque os membros de outras comunidades foram caçados das suas casas pelos combatentes de Daesh e ainda não se sentem seguros para voltar”. 

Os jihadistas de Daesh tinham conquistado Mossul em 9 de junho de 2014. Nas semanas seguintes, todos os cristãos presentes na cidade tiveram que abandonar as próprias casas, muitas das quais desapropriadas pelos combatentes.

Mohammad Badrany, da ONG Ramah, que colabora com a iniciativa, afirmou que “essa é uma mensagem aos nossos irmãos cristãos para que voltem às suas casas, porque Mossul precisa deles”. (Ansa/AC)
____________________________

Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário