sábado, 7 de janeiro de 2017

Por que as Igrejas Ortodoxas não comemoram o Natal no dia 25 de dezembro?


Na verdade, os ortodoxos celebram SIM o Natal em 25 de dezembro, mas eles seguem um calendário diferente do “nosso” e a festividade cai no nosso dia 7 de janeiro.


Explicando de maneira simplificada: a Igreja Ortodoxa não aceitou a reforma do calendário promovida pelo Papa católico Gregório, em 1582. A reforma corrigiu a defasagem de 13 dias que havia entre a data do calendário e a data real da mudança das estações – equinócios e solstícios. Assim sendo, os ortodoxos continuam celebrando o Natal em 25 de dezembro, só que pelo calendário Juliano, criado por Júlio César em 45 a.C, enquanto nós adotamos a reforma católica e utilizamos o calendário Gregoriano.

Vale lembrar que a Igreja Ortodoxa é a religião de 41% dos russos, segundo o censo de 2012.


Ok. Entendemos já esta história dos calendários. Mas isso significa que os  russos utilizam um calendário diferente do nosso? Sim e não. O calendário da Federação Russa passou a seguir o modelo gregoriano após a Revolução de Outubro de 1917. No entanto, a Igreja Ortodoxa Russa não aceitou a reforma e até hoje utiliza o calendário juliano, que tem 13 dias de diferença com o calendário gregoriano.



Desta forma, no calendário oficial do Estado, temos as mesmas datas, na Rússia, no Brasil ou em Gibraltar. Mas nas festas religiosas, que não fazem parte do calendário do Federação Russa, já que o mesmo é um Estado laico, as datas seguem o calendário juliano. Por isso, o Natal cai no dia 25 de dezembro, mas de um calendário diferente (7 de janeiro para o nosso calendário).

Tanto o dia 24 quanto o dia 25 de dezembro (do nosso calendário gregoriano) são dias laborais aqui na Rússia. O Natal ortodoxo (7 de janeiro) cai no meio de um feriado prolongado que os russos têm todo ano, entre 1 e 10 de janeiro.

Resumindo: Feliz Natal!
_________________________

Café com Kremlin

Nenhum comentário:

Postar um comentário