quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

“As Sete Palavras” da cruz, o sermão supremo de Jesus.


Pelo que entendo, é na cruz que o caráter de Cristo atinge o seu maior esplendor. Durante as horas de escuridão mais profunda, as suas palavras brilham como ouro radiante.

As passagens bíblicas mais frequentemente lidas durante a Semana Santa são, obviamente, os relatos da crucificação. Lembramo-nos dos sofrimentos de Jesus – a sua paixão, celebramos a sua vitória sobre o pecado – nossa salvação – e somos movidos a adoração. E assim cantamos, profundamente comovidos e nossos corações transbordam de gratidão: “Quando olho para a maravilhosa cruz”, “Oh, cabeça sagrada ferida pelos espinhos» e outros hinos semelhantes de grande profundidade espiritual e teológica.

Durante as horas que passou pregado na cruz, o Senhor falou sete vezes, e estas declarações memoráveis da cruz vieram a ser conhecidas como “Os Sete Palavras”. Elas foram suas últimas palavras. Em sete declarações breves Jesus proclamou o mais profundo sermão que já foi pregado, uma bela sinopse do Evangelho. Nestas palavras temos um resumo do caráter extraordinário de nosso Senhor e do plano de Deus para a humanidade. O “Sermão das Sete Palavras» inspirou inúmeros sermões e escritos ao longo dos séculos. JS Bach nos oferece uma interpretação profundamente comovente do espírito sublime deste texto bíblico na Paixão de seu São Mateus. No século 18, J. Haydn compôs, pela comissão, uma obra muito apreciada em As Sete Palavras, no qual ele também colocou esta passagem inesquecível em forma de música.

Nesta meditação para a Semana Santa, gostaria de compartilhar apenas um aspecto de “As Sete Palavras” que, quando eu descobri, deixou uma impressão indelével em mim. Refiro-me ao conteúdo destas palavras, é claro, mas em particular com a ordem em que são proferidas; à primeira vista, a ordem pode parecer arbitrária, mas um estudo mais atento mostra que a maneira em que são ordenadas é profundamente significativo, uma vez que reflete as prioridades do Senhor, e é realmente um belo reflexo do caráter e do coração do personagem e do coração do Bom pastor. Pelo que entendo, é na cruz que o caráter de Cristo atinge o seu maior esplendor. Durante as horas de escuridão mais profunda, as suas palavras brilham como ouro radiante. Meditando nas profundezas destas “Sete Palavras” por Jesus não só me ajudou a amá-lo mais, mas tem também, ao longo dos anos, na maneira que eu abordei outras pessoas, em particular aquelas que estão sofrendo.
 

O coração pastoral de Jesus na cruz

A sensibilidade de Jesus para com o próximo, o seu amor e preocupação para aqueles que estavam com ele, chegam a uma apoteose climática nestas breves declarações. A reação mais natural nas horas que antecederam a promulgação de uma sentença de morte é que a pessoa se torna completamente focada em si mesmo, em seus próprios pensamentos e emoções, afasta-se daqueles em torno dela em um processo perfeitamente lógico e compreensível de auto-absorção. Mesmo quando uma morte é resultante de doença terminal, todos entendemos que a mente da pessoa que está morrendo não está centrada sobre os outros, naqueles que a acompanharam, mas em si mesma. Na cruz, o que acontece é exatamente o contrário: Jesus é alheio a si mesmo e suas próprias necessidades (que ele expressará só depois) e ele concentra a sua atenção sobre aqueles que estão com ele, sejam eles seus inimigos – aqueles que estão lhe torturando -, dois indivíduos desconhecidos – os dois homens sendo crucificados com ele – ou alguém tão próximo a ele como sua própria mãe. Em cada caso, as palavras que ele pronuncia são precisamente aquelas que essas pessoas precisam ouvir. Para cada indivíduo o Senhor fala de acordo com a sua necessidade mais profunda, assim como foi profetizado que ele teria dito 400 anos antes: “O Senhor Deus me deu uma língua instruída, para conhecer a palavra que sustém o exausto” (Is 50,4)

Nunca ninguém mostrou tão grande amor na hora da sua morte, nunca ninguém falou com um coração tão pastoral. Mas o Bom Pastor (João 10,7.21), o Príncipe dos Pastores (1Pedro 5,4) morreu pastoreando suas ovelhas. As palavras de Jesus na cruz são um tesouro em que a essência de sua natureza divina e a essência do Evangelho em si são compactadas: o seu profundo amor para com cada indivíduo, sem exceção, sua requintada sensibilidade para com aqueles que sofrem, sua sabedoria em falar a cada um de acordo com sua necessidade particular. Nas primeiros três “palavras” Jesus mostra uma intensa preocupação para aqueles que estavam mais próximos a ele, todos aqueles que, naquele momento de grande angústia e dor, ele considerava como seu “vizinho”. Cada um recebeu a notícia de que ele ou ela mais precisava:

Palavras de perdão por seus inimigos

“Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23,34).

Jesus morre perdoando. Toda o ato salvífico de crucificação era na verdade um símbolo do perdão divino. (João 3,14-15). Mas era apropriado fazer esse perdão explícito com palavras ressonantes claras e com a força emocional e autoridade espiritual que ele lhes dá. Quando ele grita “Pai, perdoa-lhes”, Jesus articula o próprio significado dele ter vindo a este mundo. Na verdade, seu próprio nome “Jesus” significa “ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1,21). O pedido de perdão não era apenas para aqueles que foram diretamente responsáveis pela humilhação que ele estava sendo submetido, mas para todos os seres humanos (como o belo poema que encontramos em Isaías 53 deixa claro).

Na cruz, Jesus nos ensina que o perdão, ao contrário da reconciliação, pode ser unilateral, e não requer o envolvimento de ambas as partes. Eu posso, e devo, perdoar o meu agressor mesmo que ele não peça o meu perdão. Estêvão, sob a chuva de pedras que estava terminando sua vida, foi o primeiro dos seguidores de Jesus a seguir o seu Senhor e exemplo do Mestre (Atos 7,60). Nós também somos chamados a fazer o mesmo.

As Palavras de salvação para o ladrão na cruz

“Digo-lhes a verdade, ainda hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43).

Jesus morreu na companhia de dois indivíduos anônimos. Estes dois homens provavelmente nunca antes trocaram algumas palavras com o Senhor. A história é bem conhecida: no limiar da morte, um deles é superado pelo medo de Deus e disse a Jesus: “Lembra-te de mim quando entrares no teu reino” (Lucas 23,42). A resposta de Jesus é tão clara como é imediata. Jesus deu a este homem o que ele mais necessita de naquele momento: a esperança, a esperança que nasce da salvação em Cristo, e que seria para ele um “grande encorajamento” (Hebreus 6,8) nas horas infindáveis de tortura que se seguiria. Aliás, a atitude de Jesus, tão cheia de compaixão, lembra-nos que é possível ser salvo in extremis, quando o nome do Senhor é chamado com todo o coração, das profundezas de sua alma e com verdadeira humildade, como foi o caso com o ladrão na cruz.

Palavras de proteção para sua mãe

“Quando Jesus viu a sua mãe ali… ele disse ao discípulo (João): Aqui está a sua mãe. E daquele momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa. 19,26-27).

É significativo que estas últimas palavras que Jesus pronuncia de preocupação e cuidado de outro ser humano devem ser dirigidas a sua mãe. É a soma final de uma vida que foi gasta inteiramente para outras pessoas e em servi-las no que for possível. Jesus não poderia esquecer sua mãe neste momento de dor dilacerante para ela; o coração de Maria foi dilacerada pela agonia de seu filho, ela estava desolada em face de um fim tão trágico à sua vida. O que é mais notório, é que Maria quase certamente era uma viúva nesta fase, como resultado de que ela teria sido destituída. Mas o Senhor, o Bom Pastor por excelência, não negligenciou o seu dever de “honrar pai e mãe” (Mateus 19,19). Quão divino e, ao mesmo tempo, quão humano! Esta é a espiritualidade expressa com profunda preocupação com as questões humanas. Neste último ato de amor, Jesus recorda-nos que a verdadeira espiritualidade sempre nos faz mais humanos, e não menos. A primeira evidência de que nós realmente amamos a Deus (isso nos lembra que o próprio João disse em suas cartas) é que nós amamos o irmão que ele colocou ao nosso lado, e do trabalho que o pastor começa em sua própria casa. É por essa razão que Jesus confia aos cuidados de sua mãe para seu amigo e discípulo amado, o sensível e gentil João, aquele que tinha “reclinado ao lado de Jesus” (João 13,23). João imediatamente cumpre esta solicitação e “daquele momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27).

Suas próprias necessidades, no final.

“Mais tarde …. Jesus disse …” “Tenho sede” (João 19,28)  “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27,46)

Quão significativa é a expressão que João acrescenta ao relato: “Mais tarde, sabendo que tudo estava concluído…” (João 19,28) Até agora vimos como, mesmo em sua agonia final, Jesus deu a si mesmo e serviu, como ele pensava nos outros antes de si mesmo, como ele procurou atender às necessidades de seu próximo, seja espiritual (salvação e perdão) ou humanas e materiais (a proteção da sua mãe viúva). Só depois que tudo isso foi concluído, isto é, depois do derramamento cheio de seu coração pastoral, ele deu voz a suas próprias necessidades

física: “Tenho sede”.

emocional e espiritual: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” A solidão e sentimento de seu Pai de Jesus ter se separado de si mesmo constituem o seu sofrimento mais intenso. Não pode haver inferno pior do que a separação de Deus. Jesus sabia que esse momento viria inevitavelmente (que havia sido profetizado no Salmo 22) porque o Pai não pode ter nada a ver com o pecado que o seu filho está tendo em seu corpo neste ato de sacrifício vicário.

O maior sermão que já foi pregado termina com um enunciado que expresse serenidade, confiança e esperança: “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito” (Lucas 23,46) Todo filho de Deus pode ter essa mesma confiança à medida que se aproxima o momento da sua morte, a certeza de que o nosso espírito passa para as mãos de seu amoroso Pai Celestial, que nos receberá com alegria em sua glória. Isso só é possível porque Jesus Cristo concluiu seu sermão sobre a cruz com o sétimo e último enunciado, o que selou todo o evento: “Está consumado” (João 19,30).

Aqueles de nós que amam este belo Jesus Cristo, o modelo supremo do coração de um pastor, juntam-se ao coro celestial dos remidos a cantam: “Aleluia, pois o Senhor nosso Deus, o Todo-Poderoso reina” (Apocalipse 19,6). Esta é a verdadeira alegria da Semana Santa.



Dr. Pablo Martínez
tem trabalhado como um psiquiatra desde 1979. Ele também realiza uma extenso ministério como um conselheiro e palestrante na Espanha e muitos outros países europeus. Ele tem muitos laços com o mundo da universidade, servindo como presidente do IFES (GBU) na Espanha por oito anos. Ele também serviu como o presidente da Aliança Evangélica espanhola durante dez anos (1999-2009), e é o atual presidente na Espanha da “Fundação Ravi Zacharias para o diálogo entre fé e cultura”.
______________________________________________
Fonte: Evangelicalfocus
Tradução: Emerson de Oliveira

Disponível em: Logos Apologética Cristã

Nenhum comentário:

Postar um comentário