sábado, 3 de setembro de 2016

"Toda Autoridade é constituída por Deus" (Rm 13,1-2).


São Paulo deixa claro que toda autoridade é um dom de Deus, é uma função confiada por Deus. Deus estabelece assim a liderança necessária para que as pessoas vivam bem. Todos nós precisamos de liderança, todo sistema precisa de líderes capazes de proporcionar uma vida mais digna às pessoas e o bom funcionamento da sociedade, assim Deus estabeleceu. Assim, Deus também procedeu com seu povo, ao suscitar profetas e líderes, como Moisés, Josué,Salomão, Davi,etc. Mas então você poderia perguntar: Se toda autoridade é constituída por Deus, como afirma São Paulo, por que surgiu o Nazismo, o Comunismo, as formas de governo totalitários e governantes por todo o mundo que promoveram a guerra, a destruição, a fome, a descriminação e a morte? Por isso precisamos bem interpretar as palavras de Paulo, para não atribuirmos a Deus, as escolhas erradas que os governantes fizeram ou farão.

Deus quis que a autoridade existisse, como estrutura, mas a forma de governar é de responsabilidade do governante que faz escolhas livremente; logo as palavras de São Paulo não podem servir a qualquer tipo de interesse. Seria covarde demais atribuir a Deus as escolhas erradas de todos os governantes da história. Ou seria justo atribuir a Deus os feitos de  Adolf Hitler que matou 21 milhões de pessoas!? Ou de Joseph Stalin que matou 43 milhões!? Ou ainda de Mao Tsé-tung que matou 77 milhões de pessoas!?     

A autoridade como cargo hierárquico é costituida por Deus, não seu abuso. A liderança como posto para tomar decisões é constituida por Deus, mas uma vez ocupando estes postos privilegiados, os líderes tem o dever, a obrigação de fazer a opção pelo bem comum. Não fechemos os olhos, todo líder é em si um ser dotado de liberdade para fazer ou não essa opção pelo bem comum.

Assim rezamos como em cada Adoração ao Santíssimo Sacramento: “…Derramai as vossas bênçãos sobre o chefe da Nação e do Estado, e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça. Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa….”.
_______________________________
TIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário