quarta-feira, 6 de julho de 2016

A Paz na Síria é possível, diz Papa




MENSAGEM
Videomensagem do Papa Francisco para a campanha
pela paz na Síria promovida pela Caritas Internacional
Terça-feira, 5 de julho de 2016

Caros irmãos e irmãs,

Hoje desejo falar-vos de uma coisa que enche de tristeza o meu coração: a guerra na Síria que já entrou no seu quinto ano. É uma situação de indizível sofrimento de que o povo sírio é vítima, forçado a sobreviver debaixo de bombas ou a procurar caminhos de fuga para outros países ou para zonas da Síria menos atingidas pela guerra: a deixar as suas casas, tudo…Penso também nas comunidades cristãs, a quem dou todo o meu apoio, pela discriminação a que estão sujeitas.

Por isso, dirijo-me a todos os fiéis e aos que estão comprometidos com a Cáritas na construção de uma sociedade mais justa. Enquanto o povo sofre, gastam-se incríveis somas de dinheiro no fornecimento de armas aos que fazem a guerra. E alguns dos países que fornecem as armas estão entre aqueles que apelam à paz. Como podemos acreditar em alguém que nos acaricia com a mão direita e nos golpeia com a esquerda?

Encorajo todos, adultos e jovens, a viver o Ano Santo da Misericórdia com entusiasmo para vencer a indiferença e proclamar com força que a paz na Síria é possível. A paz na Síria é possível!

Por isso, somos chamados a encarnar esta Palavra de Deus: «Eu conheço bem os desígnios que tenho acerca de vós, – disse o Senhor – «desígnios de paz e não de desgraça, para vos garantir um futuro cheio de esperança» (Jer 29,11).

O convite é para rezar pela paz na Síria e pelo seu povo, em vigílias de oração, em iniciativas de sensibilização com grupos, paróquias e comunidades, para difundir uma mensagem de paz, uma mensagem de unidade e de esperança.

À oração, seguem-se as obras de paz. Convido-vos a apelar aos que estão envolvidos nas negociações de paz para que levem a sério os acordos e façam um real esforço para facilitar o acesso à ajuda humanitária.

Todos devemos reconhecer que não existe uma solução militar para a Síria: só uma solução política.

A comunidade internacional deve portanto apoiar as negociações de paz para contribuir um governo de unidade nacional.

Juntemos forças, a todos os níveis, para garantir que a paz na amada Síria seja possível.
Isto será um grandioso exemplo de misericórdia e de amor para o bem de toda a comunidade internacional!

Que o Senhor vos abençoe e que Nossa Senhora vos proteja.

Obrigado!
__________________________________________
Boletim da Santa Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário