terça-feira, 7 de junho de 2016

Igreja Católica anuncia a excomunhão de polêmico grupo cismático


É a primeira vez que é feita oficialmente a excomunhão de um grupo cismático durante o Pontificado do Papa Francisco. Trata-se da autodenominada “Igreja Cristã Universal da Nova Jerusalém”, fundada na Itália pela suposta vidente Giuseppina Norcia e que atua em Galliano, uma pequena localidade de Val Comino, no sudeste de Roma.

Embora esta seita não estivesse em comunhão com a Igreja Católica e estivesse excomungada latae sententiae, ou seja, de maneira automática e sem necessidade de pronunciamento algum pela Santa Sé, a Congregação para a Doutrina da Fé decidiu comunicá-lo de maneira oficial.

A decisão foi divulgada ao Bispo da Diocese de Sora Cassino Aquino e Pontecorvo, Dom Gerardo Antonazzo, que difundiu uma nota em todas as igrejas da Diocese nas Missas de domingo.

O Vaticano colocou um fim aos 42 anos de engano e supostas visões de Giuseppina Norcia que conseguiu convencer dezenas de pessoas. “A posição doutrinal de tal grupo é claramente contrária à fé católica e sua constituição em uma nova organização, descaradamente cismática, impõe de quem tem a responsabilidade de guiar o povo de Deus uma clara escolha de posição, a fim de proteger o bem superior da Igreja e de seus fiéis”, diz a nota lida nas Missas.

Portanto, “aqueles que aderirem a tal associação incorrem na excomunhão latae sententiae pelo delito de cisma”.

“A remissão da excomunhão latae sententiae é deixada à competência do ordinário do lugar. Para incidir em tal sanção é necessário que os fiéis adiram conscientemente ou de maneira formal a esta associação considerando sua doutrina e suas ideias, por isso, não é suficiente participar ocasionalmente ou em ocasiões”, acresceta a nota.

O Grupo ACI tentou entrar em contato com algumas paróquias da Diocese de Sora e confirmou esta informação. “Neste domingo, lemos o comunicado do Vaticano nas Missas, tal como nos pediu a Diocese”, explicou um dos párocos.

A nota oficial que informa da excomunhão deste grupo sectário pode ser encontrada na página oficial da Diocese.
______________________________________
ACI Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário